segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CASO SÉRIO

Suely Rodrigues, servidora do CTA

Campanha de Carnaval do CTA detecta mais cinco HIV positivos
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) detectou durante o período de Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, cinco novos HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) positivos em Marabá, por meio do teste rápido aplicado em diversos pontos da cidade. Os novos portadores diagnosticados procuraram orientação sobre o vírus logo após a Folia de Momo, o que fará com que tenham vida longa se cumprirem o tratamento e recomendações essenciais para não chegarem à fatal imunodeficiência.
Com o slogan: “Aids, é preciso manter o foco na Prevenção!”, o CTA contou com uma equipe na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira; uma no Bairro Liberdade; uma no São Félix III; uma no Novo Horizonte, acompanhando o Bloco “Gaiola das Loucas” e outra equipe acompanhará o Bloco Vai Quem Quer, na Nova Marabá.
Além dos testes rápidos de HIV, também foram realizados de Hepatite B e C. Ao total, foram 2.280 exames, dentre estes 760 testes rápidos de HIV. Dos cinco casos confirmados, quatro foram detectados em testes feitos na Marabá Pioneira e um no Bairro Liberdade.
O que chama atenção é que todos os novos casos detectados foram em homens.
Dois casos de Hepatite C e um de Hepatite B também foram confirmados. Os testes eram realizados e em 20 minutos o paciente recebia o resultado. Com esses novos casos, o município dispõe de 1.559 pessoas cadastradas e em acompanhamento pelo CTA em consequência do HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana.

Números
Em janeiro deste ano, 26 novos casos foram diagnosticados, destes, 15 homens e 11 mulheres. No mês de fevereiro, até esta segunda-feira, 23, foram confirmados no CTA 14 novos casos, sendo sete homens e sete mulheres. Totalizando, 40 novos casos em 2015.
Suely Rodrigues ressalta, entretanto, que destes, 22 pacientes foram encaminhados de outros municípios, uma vez que o Centro de Testagem e Aconselhamento é referência na região.
Ela orienta as pessoas que tenham tido relações sexuais há pelo menos três meses, sem preservativos, que procurem o órgão, para realizar o teste rápido. O exame é feito às 7 horas, de segunda a sexta-feira.  O Centro de Testagem está localizado na Travessa Santa Terezinha, s/n, Bairro Marabá Pioneira. (Texto: Alessandra Gonçalves/Foto: Dinho Aires)    

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.