Concordância verbal é aquela que deve existir entre o verbo de uma oração e o núcleo do sujeito. Quando há um sujeito simples expresso ou não na frase, concorda-se em número e pessoa o verbo com o núcleo desse sujeito. O maior problema ocorre quando temos núcleos compostos com pessoas e números diretentes. Como fazer a concordância nesses casos? Apresentamos a seguir os principais casos onde podem surgir dúvidas.
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO
SIMPLES
SITUAÇÃO
|
COMO
FICA O VERBO
|
EXEMPLO
|
Situação
geral(Regra Geral)
|
O
verbo concorda com o núcleo sujeito em
número e pessoa.
|
O
menino ganhou o brinquedo. (núcleo do sujeito menino está na 3ª pessoa
do singular, o verbo fica na 3ª pessoa do singular)
|
Sujeito
formado por expressão partitiva: a maioria, grande parte de, a minoria + um
nome no plural
|
O
verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou ir para o plural.
|
As
maiorias dos jovens não estudam
como deveria. / A maioria dos jovens não estuda
como deveria.
|
Sujeito
formado por expressão que indica valor aproximado (cerca de, menos de, perto
de) + numeral.
|
O
verbo concorda com o numeral.
|
Cerca
de 1% dos eleitores não votou./ cerca de 3% dos eleitores não
votaram.
|
Sujeito
formado por pronome de tratamento (vossa excelência, vossa senhoria, vossa
santidade)
|
O
verbo concorda, na 3ª pessoa com o pronome.
|
Vossa
senhoria não recebeu o
documento?/Vossas Senhorias não receberam
o documento?
|
CONCORDÂNCIA VERBAL COM O SUJEITO
COMPOSTO
SITUAÇÃO
|
COMO
FICA O VERBO
|
EXEMPLO
|
Núcleos
na 3ª pessoa e o verbo depois do sujeito.
|
O
verbo vai para a 3ª pessoa do plural.
|
Meu
pai e meu irmão chegaram de
viagem.
|
Núcleos
na 3ª pessoa e o verbo antes do sujeito.
|
O
verbo pode concordar na 3ª pessoa do plural ouu concordar somente com o
núcleo mais próximo dele.
|
Chegaram de viagem meu primo e meu amigo. / Chegou de viagem meu primo e
meu amigo.
|
Sujeito
composto resumido por tudo, nada, ninguém.
|
O
verbo fica na 3ª pessoa do singular.
|
A
casa, o sítio, o curral, tudo desapareceu
com o tempo.
|
Sujeitos
formados por pessoas gramaticais diferentes (eu/tu/ele)
|
Se
um dos núcleos for eu ou nós.
|
O
verbo fica na 1ª pessoa do plural.
|
Não
havendo eu ou nós.
|
O
verbo fica na 2ª ou 3ª pessoa do plural.
|
TABELA
DE CONJUGAÇÃO VERBAL
SINGULAR
|
1ª
|
EU
|
COMPREI
|
2ª
|
TU
VOCÊ
|
COMPRASTE
|
|
COMPROU
|
|||
3ª
|
ELE
|
COMPROU
|
|
PLURAL
|
1ª
|
NÓS
A
GENTE
|
COMPRAMOS
|
COMPROU
|
|||
2ª
|
VÓS
VOCÊS
|
COMPRASTES
|
|
COMPRARAM
|
|||
3ª
|
ELES
|
COMPRARAM
|
SEGUINDO A TABELA DA PÁGINA
ANTERIOR, COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM A FORMA VERBAL ADEQUADA FAZENDO A
CONDORDÂNCIA VERBAL. (obs. As questões de 1 a 10 valem 0,2 cada uma)
01.
A empresa _____________ um bom número de
funcionários. (Demitir)
02.
Sobre esse assunto, nós ___________ cientes do
que vai acontecer. (estar)
03.
A maioria das pessoas __________ celular. (usar)
04.
A gente _________ sabendo da notícia pela TV.
(ficar)
05.
Nós ____________ a coisa certa. (fazer)
06.
Naquele dia, tu _________ quantos cadernos? (comprar)
07.
_____________ a Ana Carla e seus amigos muito atrasados.
(chegar)
08.
A Ana Carla e seus amigos _____________ muito
atrasados. (chegar)
09.
Os professores, tu e eu ____________ pegar
livros emprestados. ( poder)
10.
Os professores e tu __________ pegar livros
emprestados. (poder)
Leia o texto abaixo para
responder as questões. (obs. As questões de 11 a 20 valem 0,4 cada, exceto a 16
que vale 1,4)
UMA AULA QUE
LEVA À LUA
O bom exemplo do biólogo que despertou em jovens e adultos o
interesse pela ciência ensinando astronomia.
O
biólogo Felipe Bandini de Olivceira, 33 anos, integra um grupo raríssimo. Ele
está entre o 0,08% dos professores do ensino fundamental brasileiro que
enverniza o currículo com um título de doutor. Nascido no interior de são
Paulo, Felipe especializou-se em genética, dedicando-se à investigação sobre a
evolução do crânio dos macacos _ pesquisa que o fez ficar imerso nos museus de
história natural da Europa durante um ano. Voltou
ao Brasil sabendo exatamente o que queria: retornar à sala de aula como
professor de ciências, carreira que iniciou aos 23 anos inspirado na trajetória
dos pais, um físico e uma psicóloga também docentes. Hoje à frente de classes
noturnas no Colégio santa Cruz, em São Paulo, ele lida com a complexidade de
apresentar conceitos científicos a jovens e adultos de baixa renda nos anos
finais do ensino fundamental. Não nivela a turma por baixo. A o contrário:
Felipe decidiu ensinar ali astronomia. Falou de Galileu, quebrou crenças
levando à escola artigos de publicações respeitadas, projetou no teto da sala o
céu estrelado em que se vê o movimento dos astros e proporcionou aos alunos uma
experiência única: “Atingi o meu objetivo de despertar o gosto pela ciência”,
festeja.
Por
esse trabalho, na semana passada ele recebeu o premio Educador Nota 10,
concedido pela fundação Victor Civita a dez professores do ensino básico e a um
diretor de escola. Felipe foi o destaque do grupo. Suas lições reforçam a ideia
de que não é preciso nada de muito mirabolante para dar uma boa aula, só o
básico: que o professor domine o assunto e consiga traduzi-lo com entusiasmo
que espera ver seus alunos. Fazer isso numa turma que volta a estudar na idade
adulta, com tantas lacunas acumuladas, reforça seu mérito. No Brasil, há 5 milhões
de jovens e adultos matriculados nas escolas. Seu retorno à sala de aula é bem vindo
num pais onde quase um terço da população não conseguem depreender o
significado de um texto simples. Entre os jovens, metade não conclui o ensino
médio. “Com mais estudo e treinamento profissionalizante, eles podem ajudar a
resolver o apagão de mão de obra brasileiro”, diz o especialista Bruno Novelli,
da ONG Alfa-Sol. O exemplo do biólogo Felipe Bandoni aponta o caminho.
(Gabriele
Jimenez – Revista Veja – 24 de outubro de 2012, p. 110)
11.
Por que o verbo despertou no subtítulo está na 3ª pessoa do singular e não na 3ª
pessoa do plural?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12.
O verbo voltou
está na 3ª pessoa do singular para concordar com o núcleo do seu sujeito.
Escreva abaixo esse sujeito e separe o seu núcleo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
13.
Por que na frase “Atingi o meu objetivo
de despertar o gosto pela ciência” o verbo sublinhado está ma 1ª pessoa do
singular?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
14.
No último parágrafo do texto, alteramos a
concordância verbal de uma oração de modo a ficar errada. Encontre esse verbo e
reescreva abaixo a oração corrigindo o erro.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
15.
Escreva abaixo, copiando da tabela da primeira
página, a regra que você usou para corrigir o erro de concordância apontado na
questão anterior.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O trecho
abaixo foi retirado da obra Capitães da Areia, do escritor baiano Jorge Amado.
Ele retrata a fala de personagens de pouca instrução escolar, por isso é comum
o desvio das regras de concordância verbal. Analise atentamente para responder
as questões.
O
rosto de Pirulito iluminou. Olhou para Dora, falou com a voz exaltada:
_
Tu pensa que eu mereço? Deus é bom, mas também sabe castigar...
_
Por quê? _ Havia espanto na pergunta de Dora.
_
Tu não vê que a vida da gente é cheia de pecado? ... Todo dia...
_
A culpa não é da gente..._ Esclareceu Dora. A gente não tem ninguém.
Mas
agora pirulito tinha a ela. A sua mãe. Riu satisfeito:
_
Padre José Pedro também já disse isso. É capaz...
Riu
mais, ela sorriu também animado.
_
... é capaz de que um dia eu seja padre.
_
Tu vai ser, sim.
_
Tu quer esse Deus Menino pra tu? Perguntou ela de repente.
16.
Com base na tabela abaixo, reescreva esse trecho
de modo a adequar a concordância do verbo com o sujeito Tu. (vale 1,4 pontos)
PRESENTE DO
INDICATIVO – VERBO QUERER E O VERBO
PENSAR
EU
|
QUERO
|
PENSO
|
TU
|
QUERES
|
PENSAS
|
ELE
|
QUER
|
PENSA
|
NÓS
|
QUEREMOS
|
PENSAMOS
|
VÓS
|
QUEREIS
|
PENSAIS
|
ELES
|
QUEREM
|
PENSAM
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17.
Na frase “A gente não tem ninguém”
·
Substitua “A gente” por Nós, faça a concordância
verbal correta.
______________________________________________________________________
18.
Na frase abaixo, faça as duas concordâncias
verbais possíveis.
·
_____________ de férias a mulher e seus filhos.
·
_____________ de férias a mulher e seus filhos.
(viajar)
19.
A fé não falta a esse povo.
·
Acrescente a palavra esperança ao sujeito dessa
frase.
_____________________________________________________________________________
20.
Sede vós o sal da terra! – Disse Jesus.
·
Substitua “vós” por vocês.
_______________________________________________________________________
CONJUGAÇÃO DO VERBO SER NO
MODO IMPERATIVO
----------
|
EU
|
SÊ
|
TU
|
SEJA
|
ELE
|
SEJAMOS
|
NÓS
|
SEDE
|
VÓS
|
SEJAM
|
ELES
|
CONFIRA AQUI O GABARITO DA ATIVIDADE
Pena que aqui muitos desconhecem a tal concordância verbal e nominal...
ResponderExcluirMinha juebs pra vcs
ResponderExcluirÓtimo conteudo , parabéns!
ResponderExcluirgostaria que me enviasse o gabarito das atividades para a correção com meus alunos.
ResponderExcluirOk, foi falha minha e peço desculpas. O link para o gabarito foi adicionado. Obrigado por acessar nossa página. Estamos formatando outro site onde trataremos somente das questões de língua portuguesa, conheça www.saberportugues.com.br (Ainda estou formatando, já já pode dar uma olhada).
ExcluirAQUI OS ALUNOS NÃO QUEREM NADA O PROFESSOR MORRE DE EXPLICAR/ MAS OS ALUNOS NÃO DAR NENHUMA ATENÇÃO.
ResponderExcluiraqui os alunos ñ são diferente não dão nem importancia principalmente quando há assunto de interesse.
ResponderExcluirgostaria do gabarito
ResponderExcluirPara obter o gabarito, basta clicar no link CONFIRA AQUI O GABARITO DA ATIVIDADE que está abaixo da postagem. Obrigado pelo acesso.
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirSou professora, e vejo que a cada ano que passa os alunos se tornam mais desinteressados, isso me deixa desmotivada.
ResponderExcluirsou aluna e gosto muito de aulas de português pois estão ligadas ao uso do nosso dia-a-dia
ExcluirMuito bom! Uma perfeita atividade para a sala de aula. Obrigado!
ResponderExcluirGostei bastante, mas preciso urgente do gabarito! bjs
ResponderExcluirBeleza!
ResponderExcluirAmei esse site, me ajudou muito à colocar em prática este conteúdo. A equipe está de parábens
ResponderExcluirMuito bom, adorei ...
ResponderExcluirMe ajudou muito para prova ...