quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ASSUNTOS QUE JÁ FORAM TEMAS DE REDAÇÕES DO ENEM


Para a galera que está se preparando para realizar as provas do Enem, é indispensável está antenado nos possíveis temas para redação. Todavia, não vamos tentar aqui nenhum "chute" uma vez que nas edições anteriores sempre tivemos surpresas. Mas, não custa nada dar uma boa olhada nos assuntos que já foram temas de redações do Enem. Esse será o 18º ano de edição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, pelas edições anteriores podemos perceber que o assunto da redação é sempre um caixinha de surpresa. Confira na tabela:


Ano
Tema da Redação
2014
Publicidade infantil em questão no Brasil
2013
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012
Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011
Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010
O trabalho na construção da dignidade humana
2009
O indivíduo frente à ética nacional
2008
Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007
O desafio de se conviver com as diferenças
2006
O poder de transformação da leitura
2005
O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004
Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003
A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002
O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000
Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999
Cidadania e participação social
1998
Viver e aprender

 Lembre-se que, no Enem, é cobrado do aluno a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. O gênero cobrado é aquele que ficou conhecido como redação escolar. Esse gênero possui uma forma básica: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Para elaborar seu texto, o candidato precisa primeiro refletir bem sobre o tema, se não entender o tema, que é o assunto da redação, não será possível formular uma tese, que é o ponto de vista a ser defendido pelo autor durante o desenvolvimento de seu texto. Se não há a defesa de uma tese, através de uma boa argumentação, não há um texto dissertativo-argumentativo. 
Portanto, lembre-se: o candidato irá defender uma tese sobre um tema, utilizando para isso argumentos consistentes. O professor de redação passa para o aluno o como fazer a redação, os professores das demais disciplinas (principalmente, filosofia, sociologia, geografia, história, arte) lhes mostram os caminhos para terem o que dizer na redação. 
Boa sorte para todos. 

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.