sexta-feira, 27 de abril de 2012

DECIDIDO PELOS TRÊS SINDICATOS MANTER A GREVE GERAL

Dia primeiro de maio, outra grande manifestação organizada pelos três sindicatos:Sintepp, Sintesp e Servimar, acontecerá a partir das 8 horas em frente ao prédio da prefeitura. No local será realizada uma grande assembleia na qual todos os servidores decidirão pelos rumos do movimento. Os sindicatos esperam contar com o mesmo números de servidores que compareceram no Panelaço 2, realizado na última quinta-feira.

28 comentários:

  1. Aurismar, foste pressionado a retirar a postagem que trazia o posicionamento do lucimar sobre a assinatura das contas do fundeb?
    foi pressão do andar de cima ou foi puro corporativismo?

    ResponderExcluir
  2. Anonimo a representação está sendo feita ao ministerio publico que é orgão competente para julgar os erros da pretaçao de conta da semed, entao faça sua parte se voce for servidor publico apareça na manifestaçao em frente a prefeitura dia 1 de maio, faça suas colocaçao lá e saia da COVARDIA do anonimato

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito michel, mas vou descordar de vc. O conselho do FUNDEB tem sim poderes bem claro garantido pela lei.
    Agora se uma pessoa não esta preparada para encarar as pressões que vem, as rebordosas ,peça para sair e vaza.
    Agora sofrer uma pressão de um ditadorzinho barato igual o disney, e colocar seu nome dano autorização e carta branca para uma gestão que ta na cara e nas paginas dos jornais os escândalos de desviu do dinheiro que é nosso.
    Meu caro companheiro esta não tem desculpa. O wendel e francisco passaram esta gestão toda calados, jogando a responsabilidade para o ministério publico como vc faz agora.
    O sindicato também tem força, de organização, de levar o povo para as ruas e nada.
    Em nenhuma manifestação do sintepp, eu ouvi os diretores denunciarem os roubos descarados de rosicleide, dos carros alugados, dos contratos de pessoas que ganham sem trabalhar, da brasil on!line,merenda...
    Sabe oque é isso michel? rabo preso...e outra o órgão competente para julgar as contas do fundeb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O órgão competente para julgar as contas do FUNDEB é o conselho...agora se eles não tiveram coragem, personalidade, ética,moral...em não ceder seu nome para a gang continuar metendo a mão no nosso dinheirinho, ai é outros quinhentos...

      Excluir
    2. Ó, caro anônimo, o pior dos tolos é aquele que acha que sabe de tudo sem saber nada, como você faz agora. Não diga asneiras como essa. Quem é responsável por autorizar, fiscalizar, aprovar ou não os gastos do gestor municipal é o poder legislativo representado pelos vereadores. Sindicato é para lutar pelo interesse da categoria: aumento salarial, plano de carreira, melhores condições de trabalho. Você tem certeza que estava nas nossas assembleias e greves. Acho que não. Além de termos feito e contunuarmos fazendo tudo isso, ainda fazemos e faremos representações no MP contra os atos do governos para os quais nossas mobilizações não sejam suficientes para resolver, quando julgarmos que cabe ação judicial.Participe mais das reuniões do sindicato para você ter mais formação.

      Excluir
    3. anonimo voce nem sabe o que fala estamos em estado de greve no municipio e voce diz que o sintepp nao faz nada, VC é da educaçao ? qual sua funçao ? as ultimas assembleias do SINTEPP voce esteve onde ? quando voce contribuiu para discurssão democratica relacionada a educaçao. O SINTEPP nao é o "tribunal da inquisiçao espanhola" se voce estudou sabe do que estou me referindo. apontamos os erros e encaminhamos ao ministerio publico e o mesmo encaminha para justiça.
      E alias anonimo sua ignorancia e gritante quando voce diz que estamos querendo passar a responsabilidade para o MP, O MP E nosso orgão defensor que provoca a justiça e assim que funciona.
      Sobre roubos e desvios isso é voce que esta falando o ONUS da prova e de quem acusa, sobre a brasil online ja esta no MP que voce acha uma reprsentaçao sobre esse contrato sangue suga, entao se informe primeiro antes de falar suas asneiras, e faça um favor nao queira transformar o Sintepp com seu inimigo nos nao concordamos com muitas coisas do governo maurino (quase todas ) em relaçao a educaçao a nossa reposta e greve apartir do dia 1° de maio e concerteza em outubro nas urnas .

      Excluir
    4. Michel, eu sou professor, ja tenho 10 anos de prefeitura, participo de todas as assembleias e movimentos, E vejo que cada dia os discursos estão mais vazios e comprometidos.
      Michel leia a lei do FUNDEB, la esta todas as funções do conselho.E uma das, é não assinar o parecer.
      Vc sabe oque esse parecer? quando todos os conselheiros assinam o parecer, eles estão afirmando para a sociedade, justiça ,fnde que tudo esta correto, que a gestão teve responsabilidade em aplicar os recursos da educação.
      Agora se vc não concorda e não assina, e na ata que devera ser encaminhada para o fnde informando as irregularidades encontradas, e este aciona o MPF, a CGU, o TCU e PF.
      Michel a assinatura deste parecer foi a maior pisada na bola destes conselheiros, foi um ato indefensável....

      Excluir
    5. Caro REVOLTO,

      Mentira em blog é algo muito simples, pois você não precisa provar. Mas vamos lhe garantir o benefício da dúvida, portanto prove postando aqui neste blog a cópia do parecer que você acusa os nossos representantes de assinar. Nós tivemos o cuidado de orientar e garantir que não fosse assinada nem um parecer. Francisco Neto assinou a ATA da reunião como se faz em qualquer reunião e garantiu que fosse registrado na ATA todos os problemas detectados.
      Até agora eles não concluiram a ATA, para que os Conselheiros possam assinar, portanto, só poderemos postar no blog do SINTEPP a ata quando isso acontecer. E isto ainda é mais uma prova de que nada fora assinado. Acho que o caro revolto está jogando com a falta de informação sobre o assunto e divulgando coisas que não aconteceram, afinal de contas eles não precisa provar nada... Mas uma coisa nós garantimos, o bolso dele ainda deve estar cheio com o Abono que conquistamos em 2012...

      Excluir
    6. Realmente , caro anônimo, se meteram a mão foi no nosso dinheiro, pois o seu você recebeu. Você recebeu o seu Abono. Agora você nos acusa, pois o seu bolso é muito grande. Ninguém lembra aqui neste post que os aposentados, readaptados e afastados para tratamento de saúde ficaram todos de fora... Na realidade, estão apenas preocupados em seus bolsos... É só o que conseguimos visualizar aqui neste debate.

      Excluir
  4. O controle exercido pelos conselhos do Fundeb representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.

    Entre as atribuições dos conselhos do Fundeb, estão:

    acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb;
    supervisionar a elaboração da proposta orçamentária anual, no âmbito de suas respectivas esferas governamentais de atuação;
    supervisionar a realização do censo escolar anual;
    instruir, com parecer, as prestações de contas a serem apresentadas ao respectivo Tribunal de Contas. O parecer deve ser apresentado ao Poder Executivo respectivo em até 30 dias antes do vencimento do prazo para apresentação da prestação de contas ao Tribunal; e
    acompanhar e controlar a execução dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos, verificando os registros contábeis e os demonstrativos gerenciais relativos aos recursos repassados, responsabilizando-se pelo recebimento e análise da prestação de contas desses programas, encaminhando ao FNDE o demonstrativo sintético anual da execução físico-financeira, acompanhado de parecer conclusivo, e notificar o órgão executor dos programas e o FNDE quando houver ocorrência de eventuais irregularidades na utilização dos recursos.

    Fonte: http://www.fnde.gov.br

    ResponderExcluir
  5. O conselho do Fundeb não é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, portanto, ser confundido com o controle interno (executado pelo próprio Poder Executivo), nem com o controle externo, a cargo do Tribunal de Contas, na qualidade de órgão auxiliar do Poder Legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo. Ao conselheiro Francisco coube o papel de detectar as irregularidades na execução financeira do recurso do FUNDEB , detectada a irregularidade cabe agora denunciar , acho que deveríamos ter cautela e não crucificar o companheiro primeiramente porque desde a época do companheiro PJ ninguém nunca mais havia detectado irregularidade neste dinheiro da educação ,apesar das desconfianças. Pelo que o companheiro explicou ele assinou porque assim foi orientado pois só pode testemunhar em juízo que há irregularidades se este puder provar que as detectou se não pode até ser processado por perjúrio. Até onde sei as providências estão sendo tomadas. Só de tornar pública as irregularidades que detectou já demonstra a boa fé do companheiro ,se houvesse má fé a postura seria outra, vocês não acham? Se eu tiver errada fiquem à vontade para me corrigir.

    ResponderExcluir
  6. Gorethe, se eu entendi o teu comentario reforça oque o revolto afirma.O conselho tinha sim outra porta a abrir, era segui na primeira decisão de não assinar o parecer e encaminhar ao FNDE para que fosse acionada os orgãos competente de investigação que são cgu,tcu,mpf e pf.
    Agora assinar, é afirmar que o dinheiro foi gasto corretamente.ai mana!não tem oque explicar...

    ResponderExcluir
  7. Em outra época quando foi detectada aquela falha dos DOIS MILHÕES no recurso do FUNDEF ,pelo PJ , ele se recusou a assinar a prestação de contas ,mas o suplente assinou e o companheiro foi em Brasília e apresentou denuncias junto a CGU e ao FNDE. Quem lembra do episódio sabe que depois de muita água debaixo da ponte recebemos o primeiro abono da história.
    Gostaria que os anônimos lembrassem que se o município não apresentar as prestações de contas devidamente analisadas pelo conselho do FUNDEB os repasses podem ser suspensos e isso acarretaria em atrasos de salários e será que todo mundo está preparado para pagar esse preço?
    Acho fundamental que a polêmica tenha sido criada ,pois nos dará o momento ímpar de aprendizagem e crescimento . Porém o que estou questionando é que se o companheiro errou ao assinar não foi por má fé. O mais difícil já foi feito :"- DETECTAR A IRREGULARIDADE". Pior seria não ter conseguido sequer perceber que faltavam SEIS milhões para fechar a conta dos 60%.Quem pode nos garantir que no passado essa conta fechava? Tanto o Francisco quanto o Lucimar estão de parabéns pelo trabalho que realizaram, talvez ninguém o faria melhor.

    ResponderExcluir
  8. Michael devemos observar que quem é responsável em aprovar ou não as contas do prefeito são os vereadores ,de acordo com o parecer do tribunal de contas. Ao Ministério Público não cabe aprovação ou reprovação das contas do município e sim zelar e defender o patrimônio público e apurar denuncias sobre o mau uso de verbas públicas (art. 127e129, da CF).Ainda não sei avaliar se foi certo ou errado a postura do Francisco em assinar a famigerada PC ,mas apenas não assinar não seria suficiente. De pouco adianta se no final os vereadores aprovarem as contas do prefeito, eles sim são os fiscais do povo, ou pelo menos deveriam ser. Acho que as pessoas estão gastando energias na direção errada ,pois o Francisco mesmo disse que exigiu que na ata de reunião deveria constar que ele achava que havia falhas na prestação de contas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga goreth o que quis colocar para o anonimo foi que o ministerio publico sendo provocado tem como oferecer denuncia, pois o mesmo com suas colocaçoes deixa a entender que o sintepp nao fez nada em relaçao a prestaçao de contas do fundeb e muita das vezes o desavisado usou a expressão "rabo preso" como se houve conivencia do sintepp maraba com erros grosseiros da prefeitura na prestaçao de contas.

      Excluir
  9. Só uma última pergunta;
    Lucimar! Quem descobriu que faltavam SEIS MILHÕES dos 60% que devem ser gastos com salário docente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Francisco Netoabril 30, 2012

      Companheiro Goreth, obrigado pelos esclarecimentos e defesa, mas em meu entendimento a prestação de contas apresentadas foi feita sim de forma errada, mas o que foi detectado é que uma parte dos recursos referentes aos 60% foi gastos, ou seja, aplicado em despesas dos 40%. Não darei uma de doido aqui ou em qualquer outro lugar, falando em números pois cabe ao ministério público detectar o valor real deste desvio para os 40%.Afinal pode a maior ou a menor e denunciar apenas em blog este problema ao meu ver nao resolverá nada. Estou aguardando um posicionamento do companheiro Lucimar para fazermos junto a denuncia ao MP, agora se ele quer ficar apenas em blog divulgando valor o problema é dele. Na 4ª feira dia 03/05 estarei encaminhando sozinho a denuncia pois ficar apenas apontando o dedo para mim é fácil. Alguns esquecem que sou da categoria e já esqueceram também que foi graças ao nosso acompanhamento, e que se diga com responsabilidade e compromisso com todos da categoria na aplicação dos recursos do fundeb foi que resultou no bendito do abono de mais de 8 mil e para os que não sabem eu não tenho esse direito e nem ao menos a progressão na carreira. Mas tudos bem, estarei do lado de todos os companheiros.
      Gostaria de lembrar que no dia da reunião com a presença dos secretários Nei (semed) Marlucia (semad) e membros da coordenação do sintepp presenciaram minha insatisfação com o abono apenas para os professores. Pois em meu entendimento daria para ser distribuído abono também para os 40% e naquele momento eu questionei que o valor apresentado ultrapassaria a cifra dos 20 milhões e não lembro de mais ninguém se levantar e apoiar minha tese lá na presença dos cabeções do PREFEITO, agora ficar em blog tentando me desvalorizar é fácil.
      Obrigado!

      Excluir
    2. O blog, Francisco, como ferramenta alternativa de comunicação, é feito justamente para isso, provocar o debate que há um tempo atrás seria impossível na mídia oficial. Lucimar nunca digitou uma palavra nesse blog. Quem tem apontado e mostrado as questões, sou eu, não ele. Os números precisam ser mostrados sim, pois estão lá, nas planilhas apresentadas pela própria secretaria. Prestação de contas se faz com números.Penso que todos os comentários são válidos, mesmo os mais injuriosos porque provoca o debate. O que seria a instituição sindical se não fosse um local de debate? Seria uma igreja?

      Excluir
  10. Companheira Goreth, segundo as planilhas apresentadas pela própria secretaria, dos mais de 62 milhões correspondentes aos 60%, foram gastos, incluindo o abono que os professores receberam, pouco mais de 52 milhões. O que dá uma diferença de quase 6,7 milhões, nos primeiros cálculos que o Lucimar fez. Depois disso, a secretaria alegou que estava faltando calcular os encargos patronais, mas esses encargos chegam longe desse valor. Para você ter uma ideia, eles estão apresentando como pago quase 1,3 milhões de reais no mês de julho com professores contratados, nesse mês não havia nenhum contratado na rede. No mês de janeiro, que também não tinha nenhum contratado, foram quase 300 mil reais.É por isso que o Lucimar tem recusado em assinar a prestação, até porque ele era o suplente do Francisco, mas eles já concordaram em preparar um documento e fazer uma representação ao MP mostrando as possíveis irregularidades na prestação de contas da Semed.

    ResponderExcluir
  11. sabe quando o tcm e camara vão julgar as contas desse governo?Exatamente nesta ordem, tcm analisa e encaminha o parecer para camara que tem poder de ate cassar o prefeito.
    Quando a prestação de contas das prefeituras chegam no tribunal, no FNDE a primeira coisa que pedem é o parecer se foi ou não assinado.Esta na prerrogativa do conselho de assinar ou não o parecer,e encaminhar a primeira analise e acompanhamento das contas do fundeb.
    se existem todos esses questionamentos não é so o francisco que não deveria ter assinado, onde estavam os outros conselheiros.
    E tem mais um conselheiro pode se negar a assinar e pedir que registre na ata o por que da não assinatura.
    Esta tudo muito nebuloso...

    ResponderExcluir
  12. Bom saber que apenas Prof. Francisco Neto saiu em nossa defesa!Como disse o Aurismar agora pouco esse blog e um local de debate.Vamos lá minha gente vamos debater esse fato.Só temos uma pessoa por nos apoio pois os demais quando viram a decisão ser tomada só em prol dos prfessores e se calaram.O que vcs acham?Isso e justo!

    ResponderExcluir
  13. Professor Francisco Neto sempre foi um grande guerreiro nessa luta. Na reunião em que a equipe da Semed foi apresentar os números para o pagamento do abono, ele disse revoltado na cara do Disney:"Vocês preferem pagar o ônus político" quando o Disney informou que não seria possível pagar um abono de 600 reais ao pessoal de apoio que o prefeito havia autorizado.A quetão, camarada, não é ser justo, mas ser legal. A prefeitura poderia sim ter reservaso verba dos 40% para esse abono, ao invés de apresentar uma prestação superfaturada com pintura de escolas no valor de construir outra escola. Com relação a isso, todos da diretoria concordam. Inclusive, não sei se você sabe, mas uma das pautas de negociação com o prefeito (e nesse caso tem que ser negociação porque a obrigatoriedade de pagar abono só ocorre quando sobra dos 60%, e, nesse caso é só para professor mesmo)era conseguir uma gratificação mensal para o pessoal de apoio em forma de abono. No entanto, não sei e você sabe, a mesa de negociação está travada. Inclusive, esse é um dos motivos do nosso movimento hoje, dia 1 de maio.

    ResponderExcluir
  14. O revoltomaio 02, 2012

    E ai aurismar o francisco e o lucimar foram no ministério publico federal? vc nos garantiu que eles iriam levar a prestação de contas do fundeb.
    sera que vão pipocar mais uma vez...,,,,

    ResponderExcluir
  15. Na 4ª feira dia 03/05 , lê lá em cima.

    ResponderExcluir
  16. OUU!Quarta é hoje amanhã dia 03 é quinta! Né não?

    ResponderExcluir
  17. Aurismar, hoje ja é quinta feira e nada de concretizar a promessa que vc e o chiquinho fizeram de levarem os questionamentos da prestação de contas do fundeb/2011 ao ministério publico federal. sera que ainda tem duvidas ou acertoosssss......

    ResponderExcluir
  18. A semana acabou e nada!
    vou dar um credito e esperar segunda feira.Vamos ver se a turma tem coragem ou tudo não passa de encenação.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.