segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pelegos Parasitários


                                         
Uma pergunta que as pessoas costumam fazer sempre que lhes é apresentada uma ficha de filiação ao sindicato, pergunta essa, diga-se, que tira muito coordenador do sério, é: “como filiado quais são minhas vantagens?” Já vi coordenador soltar lagartos ao ouvir essa pergunta. No máximo, para ser educado e diplomático, muitas vezes, o coordenador diz: “não tem nenhuma vantagem, mas luta”. Eu mesmo já rezei muito nessa cartilha. Hoje, porém, penso que esse deve ser o fator impulsionador para qualquer novo filiado – o desejo de somar força na luta; mas analisando o Estatuto do Sindicato está lá, no seu artigo 5º, entre os direitos dos filiados, inciso IV- “Usufruir todas as vantagens e serviços oferecidos” [pelo sindicato]. Portanto, se não é oferecida nenhuma vantagem ao filiado, este está sendo violado de um direito seu.
É inevitável indagarmos aqui: quais são mesmo essas vantagens? O inciso I, do artigo 5º mostra duas delas: “votar e ser votado”. O filiado pode votar para decidir quem irá lhe representar por três anos. E pode também ser votado, não só em uma eleição de diretoria; mas também para ser delegado em um Congresso municipal, regional ou estadual – esse é um privilégio somente de quem é filiado. O inciso II traz outra vantagem: “participar dos órgãos de deliberação do Sintepp”. Órgãos de deliberação são as instâncias de poder do sindicato, nas esferas municipal, regional e estadual; estão elencadas no artigo 7º. Só quem é filiado pode participar desses órgãos. O inciso VI apresenta outra vantagem inerente a qualquer filiado “exigir prestação de contas”. Você filiado é um fiscal do sindicato e pode, veja bem, não é pedir, e sim “exigir” prestação de contas dos gastos da diretoria que você elegeu.
Mas, veja que o inciso VI também fala em “serviços oferecidos”. Ai então, talvez alguém vá dizer: “Ah, a atual diretoria errou cortando o convênio médico que o Sintepp mantinha com uma clínica da cidade!”. Na verdade não. A diretoria não errou. Esse é um tipo de serviço taxado de “assistencialismo”, uma vez que trata de assistência à saúde, dever e obrigação do Estado. Essa política assistencialista abolota o sindicato de filiados não militantes, atraídos, muitas vezes, apenas pela facilidade de uma consulta, tratamento dentário, convênio com supermercado, entre outras formas, equivocadas, de arregimentar filiados. O inciso III nos aponta o rumo da luta sindical: “a defesa de seus direitos profissionais”. Esse sim deve ser o foco de toda e qualquer ação do sindicato.
Que os pelegos parasitários do sindicato se desfiliem, e permaneçam apenas os bravos militantes conhecedores de seus direitos e deveres!

2 comentários:

  1. Acho muita falta de respeito chamar alguns colegas de pelegos parasitários só porque eles se desfiliam. Eu mesma só me filiei por causa da sede campestre. Não pra tá no sol feito besta.

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi postado apenas para considerar o princípio democrático do direito a resposta garentido também aos pelegos parasitários. Dou aos colegas que não são bestas o direito de comentar.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.