sábado, 8 de outubro de 2011

RESUMO DA ASSEMBLEIA REALIZADA NO DIA 03 DE OUTUBRO DE 2011 NO AUDITÓRIO DA SMS


Mais de duzentas (para ser exato, 217) pessoas lotaram, na última segunda-feira, dia 03 de outubro, o auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Todos servidores municipais lotados na Secretaria Municipal de Educação. A grande maioria professores. Dentre os itens da pauta de discussão estavam o atraso do pagamento do Vale Alimentação; a implementação do novo Plano de Cargos Carreiras e Remuneração- PCCR, que, segundo informações do Coordenador do sindicato Wendel Bezerra, o gestor municipal promete sancioná-lo no dia 15, dia do professor, em um grande evento público. Dentro desse ponto da pauta, bastante polêmica causou, principalmente entre os professores recém empossados, a questão do novo piso salarial. Os novatos não compreenderam, ou não quiseram compreender, que o piso é referente ao salário do professor nível médio lotado com 40 horas semanais, ou 200 horas mensais, sendo que o professor com nível superior recebe uma gratificação, mísera, de apenas 50%, o que, para 100 horas, como é o caso dos novatos, dá um salário vergonhoso que não chega a R$ 900,00. Dentre os novos servidores houve quem dissesse que de imediato iria pedir exoneração. Outro ponto que causou bastante celeuma foi o corte de um convenio que o sindicato mantinha para consultas com determinada clínica da cidade. No entendimento da atual coordenação, fato que é comungado com a Regional e com a Estadual, esse tipo de serviço é assistencialismo, prática que desvirtua a ação sindical, e, por isso deve ser eliminada, uma vez que o servidor deve se filiar para fortalecer  a luta e não para receber do sindicato uma assistência que é obrigação do Estado. No entanto, a proposta passou pela assembleia e o convênio está cortado.
A coordenação propôs ainda que a categoria aprovasse desconto de 0,5% de seu salário, no próximo pagamento, para que fosse realizada a festa do professor, na sede campestre do sindicato, no dia 15 de outubro; proposta esta que não passou. O companheiro Tibirica, que alias está em tratamento psiquiátrico e, portanto, não deveria está participando de certos eventos que o deixa descontrolado, atrapalhando por vezes o andamento do trabalho, questionou, legitimamente, diga-se, sobre a camionete L-200, a mais recente aquisição da sub-sede, “a qual deveria ficar guardada em frente a sede, fato que não está ocorrendo”. Wendel explicou que, por uma questão de praticidade, a camionete não estava ficando na sede, mas que a partir de então isso seria feito.
Para alegrar a categoria, Wendel informou que, segundo informações da secretaria de educação, a primeira parcela do 13º salário será paga no dia 14̷ 08, tendo ele visto a folha pronta.
Em resumo, a assembleia foi mais expositiva, onde a coordenação mostrou os pontos discutidos no novo PCCR, o que avançou e o que ficou como estava. Não houve debate, os encaminhamentos foram poucos. No final da reunião, dos mais de duzentos presentes, podia-se contar umas poucas dezenas. O que mostra a falta de politização de boa parte da categoria, que só lota auditório para ouvir falar de abono ou de aumento salarial e não tem paciência para discutir questões inerentes a própria carreira.

3 comentários:

  1. Legal, finalmente alguém teve uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  2. ou a primeira parcela do 13º salário será paga no dia 14̷ 08, tendo ele visto a folha pronta?

    Tem algo errado com esta data, não? Vê ai!

    Gostei do blog.

    Falta divulgar né?

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, companheiro(a), você tem razão a dataa correta seria 14 de outubro, portanto, mês 10 e não 08 como está. Estamos divulgando do modo como podemos, mas a melhor divulguação está na aceitação dos colegas.
    Obrigado e nos ajude a divulgar.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.