quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SEJAMOS COERENTES: É HORA DE PARAR?


Caros Companheiros,

A greve dos professores da rede estadual é um assunto já bastante mostrado pela mídia. Seria muito repetitivo apresentar aqui números e mais números que em qualquer matéria pode-se ver. O governo mostra os seus, e o Sintepp diz que estão errados. A categoria cobra do governador, ele passa a bola para o MEC. O problema é que isso tudo acontece lá em cima, na capital. Nós, aqui debaixo, acompanhamos a tudo apreensivos. Os alunos que encontramos ociosos pelas ruas nos olham com um olhar de: “estamos ferrados, professor!” A gente tenta explicar, jogar a culpa na intransigência do governo. “Mas ele aparece na TV tão sincero” – pensa o aluno –“ os culpados são vocês, o governo está negociando!” Desabafa. O Jatene, com sua cara de leão velho de circo, fica na espreita vendo o resultado de seu golpe.

O certo, companheiros, é que essa é uma guerra onde a estratégia é jogar com a opinião pública. E, até agora, o governo está ganhando. Nós estamos na retranca. O velho leão tem sustentado o que diz e tem conseguido dar coerência ao seu discurso, embora falso, de que não tem verbas e que está esperando a complementação do governo. E, que ele negociou. Já adiantou 30% do valor do aumento, pediu um prazo para pagar o restante, reduziu esse tempo pela metade. O sindicato é que não negocia. O pior é que tem até professor caindo nesse conto da carochinha!

Alerto, companheiros, nesse momento não há como recuar da briga. Isso seria jogar fora toda a credibilidade da instituição que representa a categoria. Seria se render ao olhar “carinhoso” do velho leão e ir afagar a sua juba. Qual seria o resultado de um mês de greve? Atrasar ainda mais o nosso trabalho, deixar os pais enfurecidos, e o pior de tudo: ferrar de vez os alunos que dependem de uma educação pública precária e ineficiente. Sejamos coerentes também.


0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.