sábado, 28 de setembro de 2013

REVISANDO PARA O ENEM QUESTÕES DE PORTUGUÊS GABARITADA E COMENTADA

QUESTÕES DE PORTUGUÊS GABARITADAS E COMENTADAS


Estaremos postando diariamente questões de língua portuguesa de provas do Enem gabaritadas e comentadas pelo blogger.
 
ENEM 2012
QUESTÃO 97

Assine Nossa Revista e com mais

                       R$ 58,10...
leve também a versão digital
para tablete e PC por um ano e meio. 
 
Disponível em: www.assine.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias.

A) proporcionou mudanças no paradigma de consumo e oferta de revistas e livros.

B )incentivou a desvalorização das revistas e livros impressos.

C )viabilizou a aquisição de novos equipamentos digitais.

D) aqueceu o mercado de venda de computadores.

E) diminuiu os incentivos à compra de eletrônicos.

Essa é uma questão de interpretação de texto. Na qual o aluno deve se ater ao texto analisado.  O que é importante observar nesse tipo de questão é aquilo que se pode inferir de verdadeiro ou falso com relação ao texto. É comum nesse tipo de questão aparecer as “pegadinhas”, opções corretas mas que não estão no texto.

A opção correta é a A porque traz uma verdade tirada da análise do texto.  É verdade que com a internet as editoras puderam diversificar os seis produtos para a forma digital. Prova disso são as publicações da editora Abril sendo oferecidas em versão digital para tablete e PC, conforme o texto publicitário.

A opção B está errada porque não se pode dizer pela análise do texto apresentado que houve uma desvalorização de revistas e livros impressos, seria necessário dados estatísticos para se poder afirmar isso, o que não é o caso do texto em análise.

O erro da opção C é afirma que essas versões digitais de livros e revistas “viabilizou” a aquisição de equipamentos digitais.  Se fosse “incentivou” a opção estaria correta.

A opção D traz uma verdade, mas não de acordo com a análise do texto em questão, que nada diz sobre o “mercado de venda de computadores”.

A opção E foi feita para ninguém marca-la, pois ocorre justamente o contrário do que é afirmado nessa questão.


QUESTÃO 98

“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.

História Viva, n. 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que:

A) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.

B) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.

C ) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.

D) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.

E) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

Essa é também uma questão de interpretação de texto em que se busca avaliar a capacidade que o aluno tem para inferir uma informação implícita do texto. Sabe-se que José de Alencar destacou-se, acima de qualquer coisa, por ser literato. Suas obras literárias foram quem lhe deram notoriedade, destacou-se principalmente por buscar a cor local em seus romances, valorizando o nacional. Seus romances ainda hoje são lidos e relidos por pessoas de várias classes sociais. Partindo desse ponto de vista fica fácil analisar as questões e procurar a resposta correta.

A opção A está errada porque não é a digitalização que ajuda na compreensão da obra do autor, mas a leitura, seja ele feita em textos impressos ou digitalizados.

A opção B pode levar o aluno ao erro porque está meio certa. José de Alencar com certeza será lembrado por sua vasta obra, no entanto a temática de sua obra gira em torno das prescrições do Romantismo do século XIX.

Na opção C é uma hipótese interpretativa correta, todavia é importante observar que assim como as opções A e B, a opção C destaca a importância do escritor e não da obra, ou a contribuição que a obra trará para o entendimento político social e linguístico desse Brasil inventado pelo autor.

A opção D é a correta, pois destaca a importância da digitalização da obra de José de Alencar para se preservar a “memória linguística” e  a “identidade nacional”. Essa informação depreende-se do texto em análise.

A opção E traz uma meia verdade que reduz a importância do autor a sua temática indianista. Por informações explícitas no texto pode-se derrubar essa interpretação, pois o autor tem também temas “nativistas” e “históricos”.
 

Um comentário:

  1. muito bom. Será útil para apresentação do trabalho de amanhã!

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.