Leia o texto:
Palavra
“Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras
lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a
roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente,
voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois
enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na
laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não
pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas
dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a
escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar,
brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.” (Graciliano Ramos)
1.
No texto aparecem
duas conjunções coordenativas. Encontre essas conjunções
e escreva-as a seguir. __________________________________________________
2.
Essas conjunções
expressam:
a)
Adição e escolha;
b)
Adição e adversidade;
c)
Adição e
conclusão;
d)
Explicação e
escolha;
e)
Alternância e
conclusão.
3.
Veja as frases a
seguir: Ela comprou o remedia e
tomou como o médico disse. / Ela não só
tomou o remédio, mas também tomou
como o médico disse. Veja que a
conjunção e pode ser perfeitamente substituída pela
locução não só ... mas também. Reescreva
a frase abaixo fazendo essa troca do e
por não só... mas também.
·
Colocam o anil,
ensaboam e torcem uma, duas vezes.
·
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________
4.
As vezes a
conjunção aditiva e é usada com o
mesmo valor de mas. Marque abaixo as frases em que isso acontece.
a)
Ele estudou muito
e tirou zero na prova.
b)
Ele estudou e
trabalhou muito hoje.
c)
A mulher queria
ficar em casa e não conseguiu.
d)
Governo paga
dívidas e agrada o servidor.
e)
Governo paga a
dívida e não agrada o servidor.
5.
A palavra ofício
são as funções próprias de uma profissão. De que ofício o autor está falando?
6.
Por que o texto
que acima se chama palavra?
7.
O texto faz uma
comparação entre duas realidades completamente diferentes. O que está sendo
comparado?
8.
Fazendo essa
comparação, o que o autor quer nos ensinar?
9.
Você acha que
esse ensinamento pode ser aplicado na hora de fazermos uma redação? Por quê?
10.
Há pessoas que
falam ou escrevem demais e não dizem nada. Que parte do texto repreende esse
tipo de atitude? Escreva abaixo.
No texto também aparece o pois. Não seria outra conjunção?
ResponderExcluirSim. A conjunção coordenativa 'pois', pode indicar conclusão ou explicação, dependendo com contexto em que foi escrita!
ResponderExcluirExatamente, o "pois", nesse caso tem o sentido de "portanto" devendo ser classificada como uma Conjunção Coordenativa Conclusiva. Vou corrigir na atividade.
ResponderExcluir