segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A MÁQUINA ESTÁ EM AGONIA

REUNIÃO DA MESA DE NGOCIAÇÃO

Em mais uma rodada da Mesa Permanente de Negociação a impressão que se tem é de que estamos atolados em plena Transamazônica com um Uno Mile sem nenhuma chance de sairmos do atoleiro. "A máquina está em agonia" disse o prefeito para início de conversa. "Estamos trabalhando em uma terra arrasada e a cada dia a gente desenterra um cadáver, alguns que eu gostaria de deixar bem enterrado", desabafou metaforicamente o prefeito ao se referir a situação desastrosa na qual se encontra a Prefeitura Municipal de Marabá.
No entanto, mesmo em meio a tanto arraso, o prefeito fez um balanço do que conseguiu quitar na semana que passou. "Assinei o meu primeiro cheque enquanto prefeito, paguei os seguintes débitos":
  • Vale Transporte de novembro (o primeiro cheque); 
  • Dívida com a casa do estudante, 24 mil reais. 
  • Conta telefônica, apenas os fixos; 
  • Renegociação da conta com a Rede Celpa, que chegava aos 3 milhões de reais; 
  • Correio, importante para arrecadação; 

Além desses pagamentos o prefeito falou também sobre algumas medidas tomadas por ele com o intuito de economizar:
Dos 140 assessores só no gabinete, estou apenas com 7; 
Em algumas secretarias nomeei apenas o secretário; 
Corte de GTI (gratificação por tempo integral) para o mês de janeiro. 
Hora-extra só em casos excepcionais; 
Carro e combustível é por conta do secretário. 

Em seguida fez uma avaliação de cada setor, falando sobre a receita e as dívidas e os problemas.

EDUCAÇÃO

  • Há na rede mais de 100 escolas alugadas e quase todas com mais de 3 meses atrasados; 
  • Com todo o recurso previsto para entrar até o dia 30/01, pagando o mês de dezembro, janeiro e vale -alimentação, fica um déficit de 1,3 milhões, para isso usando o FUNDEB mais os recursos próprios. 

SAÚDE

Na saúde, segundo ele, o rombo é maior, pois há um débito que chega aos 18 milhões é há em caixa apenas 7,5 milhões. 

DEMAIS SECRETARIAS

Para sanar as dívidas dos meses de novembro e janeiro das outras secretarias, a prefeitura precisaria de mais 1,4 milhões. 
Diante desse quadro tenebroso, a prefeitura soma uma dívida com os servidores avaliados em mais de 50 milhões de reais. Salame informou que está negociando com o Banco do Brasil um empréstimo para quitar toda essa dívida. O banco dará a resposta ainda essa semana. Segundo ele, se isso acontecer, será possível pagar todo o vale-alimentação e os salários atrasados, tudo de uma vez. Durante a reunião, o prefeito recebeu diretores da Caixa Econômica para fazer a mesma negociação. Fez o pedido de ajuda ainda na mesa antes de sair para reunião. 

Com relação a negociação ficou assim definido:

  • Quarta-feira, 16/01: liberação de dois vale-alimentação, referentes aos meses de novembro (para todos os servidores) e dezembro (apenas para os concursados). 
  • 22/01: pagamento do mês de novembro de 2012 (como os servidores da educação já receberam novembro, nesse dia não haverá pagamento para a educação). 
  • 31/01: pagamento do mês de janeiro para todas as secretarias, inclusive a educação (se nessa data houver recursos suficientes será pago também o mês de dezembro). 

Os demais vales atrasados seguem as seguintes tentativas de negociação:

  • convênios com os supermercados, que não deram a resposta hoje como prometido; 
  • o Banco do Brasil liberar o empréstimo para a prefeitura, então serão pagos todos; 
  • pagar parceladamente junto com os que forem vencendo. 
Companheiros, sabemos o quanto essa decisão não deve agradar aos companheiros da educação que não receberão pagamento no dia 22 como os demais servidores, mas não há outro jeito, até agora entrou pouco mais de 1,25 milhão nas contas da prefeitura referente ao FUNDEB, isso é quase nada uma vez que a folha ultrapassa os 7,5 milhões. A próxima reunião será dia 21/01, segunda-feira próxima.


17 comentários:

  1. E logico que essa decisao nao vai agradar.Ate mesmo por que o Sr prefeito ja tinha prometido pagamento para todos no dia 20/01 que logo depois passou para o dia 22/01.Mais levando em consideracao o estado lamentavel que o Maurino deixou nosso municipio e a situacao dos colegas das outras secretarias que estao sem receber desde novembro podemos ver que foi a decisao mais acertada.Pois nao podemos olhar so pro nosso umbigo.E ate o momento o salame aparentemente esta fazendo o melhor que pode afinal ele assumiu a poucos dias.Agora ele tem que presta muinta atencao nas promessas que faz e honra-las






    ResponderExcluir
  2. sei que o atual prefeito ta fazendo oq pode para resolver todos esses problemas, mais e nós os contratados (da educação) que não rebemos no mês de janeiro, espero que de pra pagar a gente até o dia 31 de janeiro, pois nós os pobres contratados já estamos sem emprego poderia pelo menos nos pagar o de dezembro junto com o concursados agora em janeiro so.

    sobre o visa vale nós vamos receber os atrasados de 2012 que nos trabalhamos?

    ResponderExcluir
  3. Notícias ruins mesmo, nem o de dezembro será pago fim do mês, pelo jeito, " BENDITO MAURINO ", obrigada por arrasar conosco...

    ResponderExcluir
  4. Sônia Sacramentojaneiro 15, 2013

    Olá meu amigo Aurismar, qual foi a resposta em relação ao ASPEB e BRASILCARD? Porque está descontando até hoje no contracheque, porém, quando procuramos atendimento não temos. Vc disse que iria se informar ontem na reunião.

    ResponderExcluir
  5. E os contratados que trabalharam em dezembro???????????????????????????? Fica como, sem salário??????????????????????

    ResponderExcluir
  6. boa tarde companheiro Aurismar!
    De fato tais noticias não são boas mesmo. gostaria que vc esclarecesse mais com relação ao emprestimo no BB. pelo que entendi os emprestimos serão feitos em nosso nome em consignação para a prefeitura repassar para nossa conta? Sendo assim eu como servidora publica não concordo com isso e penso que a maioria dos colegas também não, seria bom vcs consultarem os companheiros!!! Mesmo que haja o compromisso da prefeitura assumir, quem tem que fazer o emprestimo é a prefeitura em seu proprio nome e não nós.. reflitam sobre isso!!

    ResponderExcluir
  7. Companheiro Aurismar!!! Me esclareça uma coisa. Que desconto é esse no contracheque de Dezembro referente a contribuição sindical, em quase 17 anos de filiada ao SINTEPP, nunca tivemos esse desconto o que é isso? refere-se a qual débito?

    ResponderExcluir
  8. Fikei sabendo hoje na SEMED q darao prioridade para os concursados pegarem ate 300 horas de carga horaria, ordens do PREFEITO. Será? Sendo assim, nao sobrara NADA para contratados... Também, quem manda nao passar no concurso? Mas nao foi por falta de estudar, garanto... Estou chateada, salario so em fevereiro e sem previsão para voltar ao trabalho. Será q aquele em quem votei, me deixará sem meu pão de cada dia?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber o que é essa contribuição sindical que veio descontado no contra cheque de todos os servidores sem mesmo consultar a gente. O que é isso? Meu contra cheque de dezembro veio arrasado até o defunto BrasilCard que nunca usei veio descontando mais de 500 reais.A quem recorrer?

    ResponderExcluir
  10. Todo dia tem novidades em relação aos salários. Salame fala menos e trabalha ++++

    ResponderExcluir
  11. Companheiros,primeiramente quero me desculpar com os leitores, hoje tive um dia cheio: aulas na rede estadual, sindicato, reunião, mais aulas. Somente agora estou podendo responder aos questionamentos. Com relação ao desconto que aparece no contra-cheque como contribuição sindical. Esse é o Imposto Sindical. Regulamentado pela Lei Federal LEI No 6.386, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1976. Que em seu artigo 580 e desdobramentos diz:
    "Art. 580. A contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente, e consistirá:

    I - Na importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho, para os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração;"
    A lei é Federal, não é criação nossa, nem nunca pedimos esse desconto. Só que como não pedimos, uma instituição superior a nossa fez o pedido e iria para essa instituição, sendo assim, exigimos que nos fosse repassado. Parte desse imposto vai para a estadual fica com a nossa subsede apenas 40% de tudo o que é descontado. O nosso coordenador de assuntos jurídicos estará esclarecendo melhor esse tema na assembleia do dia 18/01, no auditória da SMS, às 15 horas.
    Com relação ao empréstimo quem vai fazer é a prefeitura e quem vai pagar é a prefeitura. É uma forma de recebermos todos os atrasados de uma só vez, vale-alimentação, salários, liberação de brasilcard, unimed, e tudo o mais. A dívida é da prefeitura, ela pagarará a conta, os servidores poderão questionar isso na assembleia.
    Karem, infelizmente, é isso que está sendo proposto como forma de reduzir gastos, para você ter uma idéia: o patronal de um servidor concursado custa 11% para a prefeitura (do salário do servidor) de um contratado chega ao dobro 22%. Sei que deve ser doloroso isso para quem depende de contrato como é o seu caso, mas será priorizado o servidor concursado. Mesmo assim, há muita carga-horária vaga, creio que haverão contratos. Acreditem meu povo, toda o meu recesso estou tirando em reunião e mais reunião, não só eu como também o companheiro Wendel e o companheiro Lucimar, tudo isso para tentarmos garantir que o servidor receba o que é seu por direito.
    Um grande abraço e boa noite.

    ResponderExcluir
  12. Amiga Karem não sei se ele vai le deixar sem o seu pão de cada dia, mais é bom vc começar a ler as entrevista do prefeito, quando ele diz que vai se afastar daqueles que so le ver pra pedir emprego.

    ResponderExcluir
  13. Depois da sua explicação sobre esse desconto sindical fiquei mais indignado ainda. Então sabiam que isso ia acontecer e não avisaram a categoria porq? E Essa lei começou a vigorá qdo? Minha cabeça agora deu um nó e vários pensamentos me sobrevem....

    ResponderExcluir
  14. se o professor não é sindicalizado e vem o desconto ele passa a ser sindicalizado tendo os benecícios de tal?

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por responder... Bom dia.

    ResponderExcluir
  16. quero saber se o funcionario e ogrigado a aceitar esse desconto pois
    como ja falei n sou filiado a nenhum sindicato...isso e um absurdo

    ResponderExcluir
  17. gente tem cabimento isso? vc morre de trabalhar pra ganhar uma miseria
    vai ao banco e la descobre q foi descontando 25.00 para sindicanto
    eu n aceito isso n sou filiado a sindicato....

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.