quarta-feira, 26 de março de 2014

INFORMES GERAIS DA CIDADE RELICÁRIA

Marabá entra na disputa para sediar I Jogos Mundiais Indígenas em 2015

Na manhã desta terça-feira (25) uma delegação do Ministério dos Esportes da qual fez parte o cacique Marcos Terena, esteve reunida com o prefeito João Salame para apresentar o caderno de encargos visando a realização da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. Em recente reunião com o ministro Aldo Rebelo, João Salame demonstrou que Marabá tem interesse em sediar o evento.
Desde que foi anunciada a realização dos Jogos, 10 cidades manifestaram interesse em realizar a competição. O ministério optou por dar preferência às cidades que não participaram nem sofreram influências dos megaeventos esportivos que acontecerão no País nos próximos meses – Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos . Com isso, apenas Palmas (TO), Belém e Marabá disputam o direito de receber os Jogos Indígenas.
Programado para junho de 2015, os I Jogos Mundiais Indígenas deverão reunir cerca de 1.200 índios de 22 etnias do Brasil e mais 1.200 de 22 países. Segundo Marcos Terena, durante 13 dias os competidores participarão de “jogos nativos de integração” – arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força, dentre outros; de jogos demonstrativos – aqueles que são praticados quase que exclusivamente por determinada etnia e de jogos “ocidentais”, entre eles o futebol e o beisebol, este último muito popular entre os nativos canadenses e americanos.
Além de um evento de intensa competição, os Jogos Indígenas estão sendo vistos pelos organizadores como uma ótima oportunidade para difusão das culturas indígenas e para discussão das demandas que envolvem esporte, cultura e lazer dos povos nativos de todos os continentes. Por conta disso, além das disputas esportivas, um amplo calendário de debates e atividades culturais deverá ser proposto pela cidade-sede.
“Marabá tem todo o interesse em sediar o evento e teremos até o dia 7 de abril para apresentar o projeto preliminar, espécie de esboço mostrando soluções para as demandas em áreas como infraestrutura, segurança, telecomunicações e mobilidade, entre outras. Tenho certeza que vamos apresentar um projeto viável”, disse João Salame.
No dia 19 de abril será anunciada a cidade escolhida e no dia 9 de agosto será feito o lançamento oficial e a assinatura da matriz de responsabilidade, espécie de termo de compromisso assinado entre a cidade-sede e o Ministério dos Esportes.
Sobre os encargos decorrentes da realização dos Jogos, o prefeito João Salame se mostrou otimista. “A ideia é que todos os equipamentos – arenas, raias, oca digital e alojamentos – estejam concluídos com grande antecedência e que tenhamos o suporte do Governo Federal para arcar com as despesas”, disse João.
Tem sido grande o interesse despertado por eventos desta natureza. A última edição dos Jogos dos Povos Indígenas, competição que vinha sendo realizada com frequência, chegou a atrair cerca de 10 mil pessoas, entre competidores, técnicos e espectadores vindos de diversos países. Uma comissão integrada pelas secretarias de Planejamento, Assistência Social, Esporte, Obras e Cultura foi formada para elaborar o projeto preliminar a ser apresentado ao Ministério dos Esportes.
Após a reunião no auditório anexo ao Gabinete, o prefeito João Salame percorreu alguns dos pontos da cidade que despertaram interesse da equipe do Ministério dos Esporte, entre eles o Estádio Municipal Zinho Oliveira, as obras do Novo Estádio Municipal e o Centro de Convenções de Marabá.

Saúde expande atendimento odontológico até o fim de 2014

A Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estuda projetos para expandir o atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Marabá, ora restrito a uma equipe na Unidade Básica João Batista Bezerra, no bairro Santa Rosa. A intenção da Coordenaria de Saúde Bucal é instalar pelo menos oito equipes até o fim de 2014, superando a meta definida no Plano Plurianual (PPA), que prevê esse quantitativo até 2017.
De acordo com o odontólogo Bruno Coelho Teixeira, coordenador da Saúde Bucal em Marabá, um desses projetos, já em andamento, prevê mais três equipes odontológicas para o Centro de Saúde Laranjeiras, o que depende da conclusão de sua reforma e expansão, onde também será instalado o Laboratório Regional de Próteses Dentárias, nos próximos 60 dias e, num futuro breve, um CEO – Centro Especializado em Odontologia.
No laboratório de próteses, instalado com recursos das três esferas, serão oferecidas prótese parcial removível e dentaduras totais. Enquanto o CEO oferece tratamentos de gengiva (periodontia), canal (endodontia) e cirurgia buco-maxilar.
As próximas unidades a participar da expansão da saúde bucal são: centros de Saúde Amadeu Vivácqua, no bairro São Félix; Liberdade, no bairro de mesmo nome; Mariana Morais, no Km 06; e Estratégia da Família Geraldo Veloso, na Marabá Pioneira, esta com prédio em reforma e adaptação, situado na antiga Clínica do Dr. Veloso.
Ainda de acordo com Bruno, uma equipe de odontologia é composta de um odontólogo e um auxiliar ou odontólogo mais técnico saúde bucal. Esta segunda é a mais apropriada, mas não havendo um técnico pode funcionar com um auxiliar, conforme recomendação do próprio Ministério da Saúde/SUS.

Secretaria de Meio Ambiente planta 6 mil mudas na Festa Anual das Árvores

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), prossegue com as ações de comemoração da Festa Anual das Árvores. Nesta terça-feira (25), a equipe da Semma visitou o Residencial Tiradentes, no São Félix, fazendo a distribuição de mudas para arborização nos canteiros, ruas e casas.
“Nossa intenção é distribuir até sexta-feira, 6 mil mudas. Vamos plantá-las primeiro nos canteiros, nas áreas comuns, como praças e áreas de lazer, e por último, vamos distribuir de casa em casa três mudas, uma árvore frutífera e duas plantas ornamentais”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Brito.
Kélvia Duarte, presidente da associação de moradores do residencial, aprovou a ideia a acompanhou de perto a plantação. “No ano passado, enviamos ofício pedindo essas mudas e hoje estamos recebendo esse presente, toda a população está feliz porque as árvores vão mudar a cara de nosso lar”, disse.

SMSI realiza 1° leilão de veículos nesta sexta–feira

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), realiza nesta sexta-feira (28), a partir das 10h no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, o 1° Leilão de Veículos. Nesta primeira etapa serão ofertados 274 veículos entre carros, motos e sucatas.
O leilão será presencial e online e o comprador deverá portar seus documentos pessoais, além de ter em mãos 25% do valor arrematado. O restante será pago em agência bancária. Para participação online, os interessados deverão fazer cadastro prévio no site www.vipleilao.com.br e preencher os requisitos necessários.
Anazion Albuquerque, responsável pelo setor de Liberação de Veículos da SMSI, ressaltou que os veículos sucateados terão seus números de chassi cortados e o comprador assinará um termo de responsabilidade de que não trafegará com o veículo; já os veículos renováveis, poderão trafegar normalmente e receberão a documentação em 90 dias a partir da data do leilão.
Os portões do Pátio de Retenção do DMTU localizado na Fl. 17, estarão abertos ao público para visitação dos veículos nos dias 26 e 27 de março de 2014 das 08h às 14h. A segunda etapa do Leilão está prevista para o dia 25 de abril quando serão ofertados 350 veículos para arremate.
Texto e fotos: Andréia Melo – Ascom/SMSI
Edição: Claudia Chagas – Ascom/PMM

Pronatec iniciará novos cursos em maio

O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Seasp) em parceria com o Governo Federal, inicia no mês de maio os novos cursos de profissionalização. Os cursos em andamento, que encerram-se no fim de março, referem-se às turmas capacitadas pelo SEST/SENAT, iniciadas em fevereiro. A matrícula para novas capacitações iniciarão apenas em maio. As pessoas que já deixaram seus nomes para as próximas oportunidades serão contatadas no início desse período.
De acordo com a psicóloga Lívia Bezerra Lemos, no momento o Pronatec aguarda por novo um coordenador, o qual dará seguimento às negociações inerentes aos novos cursos. No entanto, os encaminhamentos para o mercado de trabalho, sejam diretamente ou por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), acontecem normalmente.
Ainda de acordo com Lívia, diante da boa aceitação dos profissionais formados pelo programa governamental e seus parceiros, muitas empresas buscam diretamente essa mão de obra especializada no Pronatec.

Ronda Escolar da Guarda Municipal reduz violência nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) estuda a possibilidade de ampliar a parceria com a Guarda Municipal para reduzir ainda mais os índices de violência dentro das escolas, com ações voltadas ao trabalho socioeducativo. Nesta terça-feira (25), o secretário municipal de Educação, Luiz Bressan, juntamente com o vice-prefeito, Luiz Carlos Pies, e a diretora de Ensino da Semed, Floripes do Amaral Silva, se reuniu com uma equipe da Guarda Municipal para discutir a parceria entre os órgãos.
A ronda escolar, já reduziu consideravelmente as ocorrências de casos de violência dentro ou nas imediações dos estabelecimentos de ensino da rede municipal. Segundo levantamento feito pela órgão de segurança, essa parceria, possivelmente feita através de convênio, vai possibilitar a Guarda Municipal buscar recursos junto ao Governo Federal para implantação de projetos voltados ao trabalho socioeducativo nas escolas.
Atualmente, a Guarda Municipal, além da ronda, realiza palestras nas escolas, o que tem dado resultado positivo, segundo avaliação do órgão de segurança.

PROGRAME-SE: Veja aqui as vagas oferecidas pelo Sine/Marabá para quinta-feira (27)

Confira as vagas de emprego oferecidas pelo Sine/Marabá para esta quinta-feira (27).
Os interessados deverão comparecer ao Sine/Marabá munidos de seus documentos pessoais. Maiores informações através do fone 3322 2731 ou 3322 5673.
O Sine/Marabá funciona na Folha 32, Qd. Especial, Lt. Especial, Nova Marabá.
ORD
FUNÇÃO
SEXO
QTD
01AJUDANTE DE OBRAS – Fundamental completo, apresentar a Reservista ou o CDI.MAS02
02AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – Fundamental completo, experiência na CTPS.MAS03
03AJUDANTE DE SERVIÇOS DIVERSOS (EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS) – Ensino Fundamental completo.MAS10
04AJUDANTE DE SERVIÇOS DIVERSOS – Ensino Fundamental completo, 20 a 35 anos, morar na Nova Marabá.MAS01
05ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO – Ensino médio completo, experiência na CTPS.MAS/FEM03
06ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO – Ensino médio completo, experiência na CTPS.MAS/FEM01
07ASSISTENTE DE FATURAMENTO – Ensino médio incompleto, com ou sem experiência, 1º emprego, PCD (Pessoas com Deficiência).MAS/FEM01
08ATENDENTE DE BALCÃO – Ensino médio completo, com idade até 40 anos, com ou sem experiência, que more no núcleo Cidade Nova.MAS/FEM01
09AUX. DE COZINHA – Fundamental completo, com ou sem experiência, que tenha conhecimento sobre comidas caseiras, disponibilidade de horário.MAS/FEM05
10AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Ensino Médio completo, informática básica, experiência na CTPS, que more na Nova Marabá.MAS/FEM01
11AUXILIAR DE ESCRITÓRIO – Ensino Médio completo, informática básica com conhecimento em Excel, 1º EMPREGO. R$ 908,35.FEM01
12AUXILIAR DE LABORATORISTA DE SOLO – Ensino médio completo, experiência na CTPS.MAS/FEM01
13AUXILIAR DE LAVANDERIA – Ensino médio completo, com ou sem experiência.MAS01
14AUXILIAR DE MECANICO DE AUTOMÓVEIS – Fundamental completo, com experiência na área, que more no núcleo Nova Marabá.MAS01
15BABÁ – Fundamental completo, experiência na função, morar no Bairro Belo Horizonte.FEM01
16BABÁ – Experiência na função, referência de trabalhos anterioresFEM01
17BABÁ – Apresentar referências de trabalhos anteriores, morar na Nova Marabá.FEM01
18BARMEN – Conhecer o manuseio de bebidas.MAS/FEM01
19CARRETEIRO – Fundamental completo, experiência na CTPS, categoria “D”.MAS01
20CARPINTEIRO – Fundamental completo, experiência na CTPS.MAS01
21CONSULTOR DE VENDAS – Ensino médio completo, experiência na área da construção civil.MAS/FEM01
22CALDEIREIRO – Com experiência na CTPS.MAS01
23DEPARTAMENTO PESSOAL – Ensino médio completo, informática básica, ter conhecimento de rotinas administrativas, departamento pessoal, folha de pagamento, controle de arquivos, cadastro de novos colaboradores e em toda a área do departamento pessoal.MAS/FEM01
24DOMÉSTICA – Ensino fundamental completo, que tenha referências de preferência, que possa morar na casa.MAS/FEM01
25DOMÉSTICA – Ensino fundamental completo que tenha facilidade de lidar com crianças, que more no núcleo Nova Marabá.FEM01
26DOMÉSTICA – Fundamental incompleto, acima de 25 anos, conhecimento em cozinhar, que more próximo à Folha 26.FEM01
27ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO EM GERAL – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas.MAS02
28EMBALADOR PCD- Ensino médio completo que possa trabalhar ate as 21:00 horasMAS03
29ENCARREGADO DE CONSTRUÇÃO CIVIL – Ensino Médio completo, experiência na CTPS.MAS/FEM03
30ENCARREGADO DE DEPARTAMENTO PESSOAL – Ensino médio incompleto, com ou sem experiência, 1º emprego, PCD (Pessoas com Deficiência).MAS/FEM01
31ENCARREGADO DE DEPARTAMENTO PESSOAL – Ensino médio completo, com experiência na área de Departamento Pessoal, folha de Pagamento, recrutamento de novos funcionários, rescisão de contrato, férias, recolhimento de encargos.MAS/FEM01
32ESTÁGIO SUPERVISIONADO – Cursando Graduação: Administração, Contabilidade ou Engenharia Civil.MAS/FEM01
33ESTOQUISTA – Ensino médio completo, com ou sem experiência, que more no Núcleo Nova Marabá, idade até 30 anos.MAS02
34FRENTISTA – Ensino Médio completo, informática básica com conhecimento em Excel, 1º EMPREGO. Salário R$ 950,00FEM01
35GARÇON DE BAR – Fundamental completo, informática básica, com experiência não comprovada ou curso na área.MAS/FEM02
36GARÇONETE – Ensino médio completo com ou sem experiência, de 18 a 30 anos que more no núcleo nova marabá.FEM03
37LABORATORISTA DE SOLO – Ensino médio completo, experiência na CTPS.MAS/FEM01
38MARCENEIRO PARA CARROCERIA – Possuir experiência na atividade.MAS01
39MARMORISTA – Fundamental completo, com experiência na CTPS ou que tenha o curso de meio oficial.MAS01
40MECANICO DE AUTOMÓVEIS – Fundamental incompleto, com experiência na CTPS, curso na área.MAS02
41MECANICO DE AUTOMÓVEIS – Fundamental incompleto, com experiência sem comprovação na CTPS.MAS02
42MECANICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA INDUSTRIAL – Ensino médio completo, experiência comprovada na CTPS, disponibilidade para morar em outro município.MAS01
43MOTORISTA DE CAMINHÃO PIPA – Fundamental completo, Experiência na CTPS.MAS09
44MOTORISTA DE VAN – Categoria “D”, Experiência na CTPS como atividade remunerada, Ensino Médio completo.MAS/FEM03
45MOTORISTA – Habilitação “E”, experiência na CTPS com carreta Bitrem ou Tritrem, os candidatos serão pré-selecionados no SINE para trabalhar em Imperatriz-MA. Salário R$ 1.665,99MAS/FEM20
46OPERADOR DE CALDEIRA – Com experiência na área, não precisa estar comprovada na CTPS.MAS  01
47OPERADOR DE CAIXA – Com experiência na CTPS, ensino médio completo, informática básica.MAS/FEM01
48OPERADOR DE CAIXA – Ensino médio incompleto, com ou sem experiência, 1º emprego, PCD (Pessoas com Deficiência).MAS/FEM01
49OPERADOR DE CAIXA – Com experiência, ensino médio completo, informática básica, deve morar na CIDADE NOVA.MAS01
50OPEREDOR DE CAIXA PCD- Ensino médio completo, conhecimento de informática, que possa trabalhar até as 21:00MAS03
51OPERADOR DE ESCAVADEIRA – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS10
52OPERADOR DE GUINDASTE MÓVEL – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS01
53OPERADOR DE MOTONIVELADORA (PATROL) – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS09
54OPERADOR DE PROCESSO DE PRODUÇÃO – Trabalhar na SADIA, no Estado do Mato Grosso, não exige escolaridade e nem experiência. SALÁRIO R$ 860,20 + Plano de Saúde, Plano Odontológico, Vale Transporte, Seguro de Vida, Cartão Farmácia, Prêmio Assiduidade, Vale Alimentação no Valor de R$ 141,00.MAS/FEM10
55OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS02
56OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS09
57OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS02
58OPERADOR DE TRATOR DE LÂMINA – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas, CNH “D”.MAS02
59PASTELEIRO FRITADOR – Fundamental completo, com ou sem experiência, OBS: duas vagas, sendo uma para a Cidade Nova e outra para velha Marabá (Deve morar no núcleo urbano onde irá trabalhar).MAS02
60PEDREIRO – Conhecimento na área, possuir disponibilidade para viajar para Itupiranga.MAS10
61PEDREIRO – Fundamental completo, experiência na CTPS.MAS03
62PROMOTOR DE VENDAS – Ensino médio completo, com ou sem experiência, com disponibilidade para trabalhar os finais de semana.MAS/FEM02
63PUBLICITÁRIO – Graduado na área, experiência comprava na CTPS, experiência na área de planejamento e criação.MAS/FEM01
64RECEPCIONISTA SECRETÁRIA – Ensino Médio Completo, informática básica, com ou sem experiência, CNH “A”, morar preferencialmente na Cidade Nova.FEM01
65RECEPCIONISTA – Ensino médio completo, com ou sem experiência, morar na Nova Marabá.FEM01
66REPOSITOR PCD- Ensino médio completo, que possa trabalhar até as 21:00 horasMAS04
67SERRALHEIRO PROFISSIONAL – Fundamental completo, experiência e curso de Serralheiro, trabalhar em Canaã dos Carajás.  (ENTREGAR CURRÍCULO)MAS01
68SERVIÇOS GERAIS (EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS) – Ensino Médio incompleto, experiência na CTPS.MAS/FEM03
69SERVIÇOS GERAIS (EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS) – Ensino Médio, informática básica, com CNH “A”, morar no Núcleo Nova MarabáMAS01
70SERVIÇOS GERAIS (EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS) – Fundamental completo, experiência.MAS01
71SERVIÇOS GERAIS (EMPREGADO DOMESTICA NOS SERVIÇOS GERAIS) – Ensino Médio Completo, experiência em limpeza e conservação de ambiente, disponibilidade de horário.MAS01
72SERVIÇOS GERAIS (EMPREGADO DOMESTICA NOS SERVIÇOS GERAIS) – Fundamental completo, disponibilidade para trabalhar no horário das 14h00 às 23h00, morar no núcleo Nova Marabá.MAS01
73SINALEIRO II (SINALEIRO DE CAMPO NAS OPERAÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS) – Fundamental completo, experiência na CTPS ou curso de 160 horas.MAS20
74SOLDADOR – Possuir experiência na atividade de soldas.MAS01
75TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO – Ensino médio completo, experiência na CTPS, salário R$ 2.250,00MAS/FEM01
76TÉCNICO DE LATICÍNIOS – Ensino médio completo, com experiência ou curso na área.MAS/FEM02
77TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO – Ensino médio completo, informática básica, com ou sem experiência, noções da área administrativa.MAS/FEM01
78TRATADOR DE ANIMAIS SILVESTRES – Ensino fundamental completo, com ou sem experiência, disposição para lidar com animais ferozes.MAS02
79VENDEDOR EXTERNO – Ensino médio completo, informática básica, com experiência na CTPS, CNH, possuir moto.FEM01
80VENDEDOR EXTERNO – Ensino médio completo, informática básica, com experiência ou curso de atendimento ao público, com CNH AB, possuir moto.MAS/FEM01
81VENDEDOR NO COMERCIO VAREGISTA – Ensino médio completo, curso na área de vendas e atendimento ao cliente.MAS/FEM01
82VENDEDOR NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS – Ensino médio incompleto, com ou sem experiência, 1º emprego, PCD (Pessoas com Deficiência).MAS/FEM01
83VENDEDOR – ENSINO Médio completo, curso na área de vendas ou atendimento ao cliente, possuir moto, CNH AB.FEM02
84VENDEDOR PRACISTA – Ensino fundamental incompleto, que possua CNH e veiculo próprio.MAS/FEM01
85ZELADOR – Fundamental completo, com ou sem experiência, morar no núcleo Cidade Nova, idade acima de 30 anos.MAS01

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.