domingo, 11 de novembro de 2012

GESTÃO DEMOCRÁTICA - UMA REALIDADE BEM PRÓXIMA


Um dos compromissos assumidos pelo prefeito eleito com a categoria através de uma Carta Compromisso foi o de implementar no município a gestão democrática, com eleição direta para diretor de escola. Esse é um ponto que gera bastante polêmica entre os diretores, principalmente. Quem está no comando de uma escola ganhando uma gratificação de 60% sobre o salário não quer perder o cargo. 
O resultado disso é o diretor se perpetuar no cargo como se ele fosse vitalício, e não uma função gratificada de livre nomeação pelo prefeito. Ou seja, o gestor municipal tem o direito de nomear para direção de escola quem ele queira, contanto que seja de sua confiança. O PCCR municipal estabelece que para ocupar essa função  o educador deve ser formado em pedagogia. Aqui em Marabá é fácil encontra escola cujo diretor não tenha  essa formação e esteja há menos de dez anos na função. Há entre esses históricos diretores, com raríssimas exceções, uma forte confusão entre o público e o particular. A escola é dele, os professores trabalham para ele, portante ele merece todo honra e todo servir. 
O prefeito eleito ratificou a sua decisão em estabelecer a gestão democrática, em conversa que tivemos na última sexta-feira (09). Isso deve acontecer no segundo semestre do próximo ano. No primeiro semestre deverão ser construídos, juntamente com a categoria, os critérios de como se dará esse processo. Temos que acreditar que essa é a melhor forma de se acabar com a troca de favores políticos que há entre muitos que são diretores e quem os nomeia. Um dos princípios democráticos que não pode ser esquecido é a rotatividade do poder, coisa que nunca funcionou por aqui em termos de direção escolar. 

2 comentários:

  1. Sônia Sacramentonovembro 13, 2012

    Graças a Deus vai acabar essa perpetualidade na função Diretor, e tem que acabar isso também na função Coordenador Pedagógico, e mais, tem uns Coordenadores aí que ja entraram em 2012 direto nessa função, que deveriam ter dado a alguém com experiência na docência, já que os docentes antigos tiveram que ensiná-los. Isso é uma injustiça muito grande.

    ResponderExcluir
  2. MInha querida Sõnia! As coisas poderão mudar, mas não conte muito com o ovo no... como diz o nosso colega Aurismar. O que teremos pela frente é um grupo muito radical denominado PT pra valer, e isso já diz tudo. Acho que o atual Prefeito eleito deva indicar sim, nesse momento pessoas de sua confiança e não a de vereadores que farão essa pressão para colocar as mesmas pragas na educação e assim se fará as mesmas coisas e nada mudará. Estou sendo pssimista? então vamos ver...

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.