domingo, 25 de dezembro de 2011

ESCLARECIMENTOS SOBRE O FUNDEB

 Sei que muitas pessoas estão acessando a nossa página no afã de ver publicada alguma novidade sobre o abono salarial a ser pago esse ano. A nossa posição e a do sindicato ao qual representamos os companheiros já sabem.  É já fato sabido que haverá o pagamento de um abono em um valor estimado em pelo menos o pagamento integral do servidor, podendo ser muito mais esse valor.
A coordenação do Sintepp está em mesa de negociação com representantes do governo municipal a fim de chegarem a um consenso com relação a forma de distribuição desse recurso que sobrará nesse ano de 2011. A proposta do sindicato é que seja pago um valor equivalente a carga horária de cada servidor. Já o governo acha mais viável pagar uma parcela única para todos. Entenda que estamos falando dos servidores que recebem dos 60%. Há, no entanto, tentativa de convencimento do governo por parte do Sintepp para que a prefeitura pague com recurso próprio também um valor para os demais servidores da educação que recebem dos 40%. Porem esse é um ato discricionário do prefeito não havendo nenhuma lei que o obrigue a isso. 
Os gestores públicos ainda não conseguiram gerir efetivamente os recursos que vem para pagar os profissionais da educação. Não sei se por falta de perícia ou má fé. Acredito sempre na segunda possibilidade. Muitas dúvidas são geradas na hora do pagamento de abono. Exemplo disso foi o que ocorreu na cidade de Itajuba –MG, onde o vereador João Victor da Costa pede esclarecimento ao TCE “os Conselheiros do TCE aprovaram, por unanimidade, o entendimento do Conselheiro em exercício Licurgo Mourão” segundo ele “o abono, correspondendo a uma vantagem, embora de caráter transitório, não gera vínculo para outros exercícios, e, que, para a sua concessão, devem ser satisfeitas as condições estipuladas no art. 169, § 1°, I e II, da CR/88: prévia dotação orçamentária, suficiente para atender às projeções de despesas de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes, e autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias”. E esclareceu: “segundo orientação do Ministério da Educação e Cultura em Manual denominado ‘FUNDEB: Perguntas Frequentes’, o abono é prática de caráter provisório e excepcional, aplicável quando a remuneração dos profissionais do magistério não alcança o mínimo de 60% dos recursos do Fundeb”. 
No que se refere a abono aos demais servidores ele acrescentou que “no caso de ser estendido aos demais profissionais, o abono só poderia ser concedido àqueles em efetivo exercício, pois, a despesa com remuneração de profissionais do ensino só é considerada como aplicada para fins de manutenção e desenvolvimento do ensino quando aqueles profissionais pertençam ao quadro funcional do ente governamental, em razão da sua regular vinculação contratual, temporária ou estatutária”.
Finalizou dizendo que “o pagamento de abono não deve ser uma prática habitual na gestão do Fundeb, uma vez que a sua utilização demonstra a possibilidade tanto de planejamento deficiente na aplicação dos recursos destinados à remuneração dos profissionais do magistério quanto de revisão ou reformulação do plano de cargos e salários.”http://www.tce.mg.gov.br/?cod_pagina=111320&acao=pagina&cod_secao_menu=5K&a=noticias)

   Em todo caso, a possível data para o pagamento desse abono seja a partir do dia 02/01/12 quando acaba o recesso, levando-se em conta que a última parcela do recurso do fundeb cairá na conta da prefeitura no dia 30/12/11.


5 comentários:

  1. http://wwwattitudesocialitamaraba.blogspot.com

    Visite meu Blog

    ResponderExcluir
  2. Oque aconteceu aqui em maraba em 2011, e que o governo do maurino não aplicou os 60%, e o sindicato ta querendo botar panos quentes, barganhando oque eu ainda não sei.
    E outro caso mais grave, ele não aplicou os 25% tambem.
    Este dinheiro que estar ai sendo lambido pelo disney e sua turma, poderia ter sido aplicado em mais aumento para os servidores e não dado para um grupinho para tentar justificar a auto promoção do secretario adjunto.
    mais de um milhão e meio para pagar uma promoção que não existe.
    A folha entupida de contratados, que nos sabemos que muitos não trabalham.
    gratifiçaões pagas a beu prazer do todo poderoso( tem diretor de escola pequena ganhando gratificação de escola de grande porte)
    São tantos casos,que devem ser observados com uma lupa de aumento, para que nosso dinheiro não entre em contas de terceiros......

    ResponderExcluir
  3. Não entendi a do anônimo que fala sem nenhum entendimento de causa. Quem ele chama de "grupinho" quem receberá o abono serão todos os professores que recebem dos 60%. Se são tantos casos pra que a lupa, que só pode ser de aumento?Acoso esse anônimo não é professor, ou é e não está onde deveria, na sala de aula?

    ResponderExcluir
  4. O professor Aurismar, o grupinho que eu me refiro são os 22 servidores que foram promovidos a iluminados, so para justificar a auto-promoçao do secretario adjunto, que na calada da noite inventou uma progressão sem ter direito e de uma tacada so ganhou 96 mil reais.
    Depois que vazou a informação para a galera, para se redimir e não ficar muito feio, ele selecionou umn grupinho bem seleto e extendeu o beneficio.
    Eh ai! professor ta bem explicado?

    ResponderExcluir
  5. O conselho do FUNDEB precisa urgente de contratar um engenheiro que possa analisar as prestações de conta dos 40%.
    Sabe porque professor aurismar?por que a gangue da semed ta a todo vapor montando processo de reformas( as pinturas) das escolas municipal.
    Alem da famosa e poderosa Rosicleide que comanda a quadrilha,tem o Carlos(o ex-adjunto) que submergiu para agir com mais desenvoltura e tem o vereadaor Ronaldo da Iara ,que tem varias firmas em nome de parentes e que estas prestam serviço a semed.
    Como tem muito dinheiro do FUNDEB e "os 40% não tem fiscxalização", como afirmou um famoso sindicalista. a turma do mal da semed, tão livre leve e soltos para meter a mão no nosso dinheirinho.
    Confiram a prestação de contas das pinturas do judith, do pequeno principe, da albertina e façam umas visitas nas respectivas escolas...e vejam o superfaturamento de uma pinturinha, no judith nem os banheiros que estavam entupidos foi visto.
    Francisco,cristina e lucimar não vão engolir gato por lebre.
    Qualquer duvida chamem a policia federal...ou super homem

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.