segunda-feira, 8 de abril de 2013

SINTEPP se manifesta sobre campanha difamatória de alguns diretores de unidade escolar

Anônimo disse... 
Gostaria de louvar as atitudes dsse Grande sindicato, o qual já fui membro da coordenação estdual, regional e municipal, é realmente uma entidade de luta. Só não posso aceitar como está colocado no texto que não foi tirado direitos, isso não procede. é verdade que foram garantidas a maioria das conquistas, porém é inaceitaável como o SINTEPP trata os diretores de escola. não vou aqui relatar nem parte da lida diária desses profissionais (de carreira, diga-se de passagem). Então o atual prefeito propõe retirar gratificação dos diretores e dar aos coordenadores e orientadores e o SINTEPP chama isso de conquista, para os coordenadores e orintadores sim, ótimo esses profissionais merecem até mais. ocorre que os diretores que passam dia e noite nas escolas, muitas vezes tendo que grarantir o funcionamento das mesmas tirando dinheiro do próprio bolso para resolver certas pendências e não deixar os alunos sem aula não tem mais importância para o município. Nosso IDEB tem melhorado gradativamente a cada realização da Prova Brasil. Será que não há gestores nas escolas liderando todo o trabalho para se alcançar as metas? Estão falando que tal projeto (que retira grande parte da gratificação dos diretores)deve ir a votação na câmara municipal no próximo dia 10 de abril e sua aprovação certamente será comemorada por muitos que acham sem importância a função de diretor de escola. Nunca na história de Marabá se viu caso mais cavernoso. O que é mais triste ainda é saber que a lei que aprovou o atual Plano de Carreira garante que uma comissão discuta as possíveis mudanças e alterações no mesmo, porém essa comissão que até funcionao no governo anterior sequer foi nomeada nesta gestão. é mesmo uma pena. Mas ainda acredito que por mais que não se consiga barrar a aprovação do projeto, haverá algum vereador ou vereadora que dará uma palavra pelos diretores e, quem sabe até convencer os demais de tamanha injustiça que querem cometer conta essa categoria, que trabalha sim, e muito!
Primeiro, queremos deixar claro que só postamos este comentário para garantir uma resposta final sobre este assunto. É preciso ficar claro que conquiusta se consegue com luta, com negociações e greves. A gratificação de Direção não foi uma conquista, foi uma imposição! E diga-se de passagem com valores vultuosos que nunca foram discutidos com os sindicatos. O patrão sempre decidiu quanto um diretor deveria ganhar! Por que só agora precisa ser diferente?! Quando aumenta ninguém quer a presença do SINTEPP, quando diminui, o SINTEPP precisa se opor?!
Segundo, a proposta do governo era a seguinte: 15% para todos os servidores (diretores, coordenadores e orientadores). A partir da intervenção do SINTEPP, nós levamos a discussão para a Assembleia, a proposta aprovada pela categoria, foi a seguinte: 15% para diretores da escola de micro-porte, 20% para escolas de pequeno porte, 25% para escolas de médio porte e 40% para escolas de grande porte! Neste último caso, o governo recuou e baixou para um percentual de 35%... Além disso, conseguimos barrar a extinção do cargo de vice-diretor que também já estava decidido pelo governo! 
Por questão de justiça, informamos que a mesma pessoa que postou esta mensagem como anônimo, foi a pessoa que apresentou a proposta que foi aprovada na Assembleia Lotada, sendo que mais da metade eram diretores e seus respectivos vices. Temos clareza que ninguém quer ter redução de sua REMUNERAÇÃO, mas estamos conscientes que o nosso concurso público é para o cargo de PROFESSOR. A coordenação do SINTEPP, neste caso, e diante da política de austeridade do governo, vem tentando impedir que o Governo reduza ou retire nossos direitos conquistados através da LUTA! 
Neste momento, a categoria precisa se apossar do sentimento classista, precisamos ter clareza que o nosso cargo é de professor! Somos concursados para estar na Sala de Aula! Esta é a função que precisamos defender!
Com a redução da Gratificação dos Diretores, não houve perdas senhor anônimo e demais membros da categoria, houve ganhos, pois com esta redução está sendo possível garantir a gratificação dos seguintes servidores: 

1. Coordenador Pedagógico: 15% 
2. Orientador Pedagógico: 15%
3. Professor de Laboratório: 15% 
4. Professor de Sala de Leitura: 15% 

Não podemos deixar de lembrar que a redução das gratificações dos diretores, foi a única condição do governo para a realização da Eleição Direta de Diretores , uma LUTA histórica da categoria!
Lamentamos muito, que uma parte dos Diretores, não reconheça nossas conquistas! Lamentamos muito que estes companheiros e companheiras não se sintam parte de uma categoria tão importante como sempre foi a função de Professor!



17 comentários:

  1. e um terço da hora atividade para o professor?

    ResponderExcluir
  2. Quanto a eleição pra diretores, eu gostaria de informar que existem escolas aqui em Marabá em que os diretores já existentes é que vão participar do processo eletivo, não vai haver concorrência pra eles. Na minha opinião, o SINTEPP ou a SEMED deveriam indicar profissionais pra concorrerem com esses diretores. Muitos deles já estão na mamata há muito tempo e, por incrível que pareça, eles não aceitam que haja concorrência. Seria bom que essa questão fosse analisada para que as nossas escolas não continuem na mesmice de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quem tem que decidir quem concorre ou não é a comunidade ( pais, alunos e servidores da escola) que conhecem a realidade da mesma e sabem o que é melhor para sua escola. E também não vejo nada de mais os atuais diretores se candidatarem, se eles estiverem fazendo um bom trabalho poderão até ser reeleito caso contrário a vaga será de outro que a comunidade julgar competente. Agora indicação da SEMED faça-me o favor você parece que não sabe o que diz, que não conhece a realidade que vivemos em nosso município . O que mudaria nessa situação? A escola receberia indicação de Vereador A , Vereador B, Chefe de Departamento C, como vem acontecendo a todo momento em todos os cargos da educação, pessoas sem experiência e na maioria das vezes incompetentes, que viviam de atestado na escola e que agora se acham no direito de contribuir, " só não com o que"? Pois, não conhecem nem mesmo o funcionamento de uma escolas.

      Excluir
    2. caríssima,

      cuidado quando falar dos atestados, pois como já postado neste site falar desse assunto desmerecendo o problema do companheiro de trabalho é considerado assédio moral.

      outra não vejo problema da semed indicar a concorrência para com os atuais diretores, afinal de contas, se a atual diretora tiver fazendo um bom trabalho como você mesmo diz, certamente será escolhida pela comunidade e a oposição irá perder...agora se apenas os atuais diretores concorrerem sem oposição, onde está a democracia?

      Excluir
  3. Mantendo a coerência do nosso trabalho, já deixamos claro que vamos realizar seminário para debater a hora atividade, a categoria precis ter clareza sobre como vamos implementar a hora atividade que queremos...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o anônimo acima. e sempre questionei isso. Que mudança teremos??????

    ResponderExcluir
  5. Eu estou achando muito boa a idéia dos 15%, inclusivo porque vou me beneficiar, e sei que o sindicato tem batalhado por isso. mas por outro lado, não acho justo tirar a gratificação dos diretores, porque eu vejo o tamanho da responsabilidade que tem um diretor de escola que faz seu trabalho com boa vontade. o diretor da minha escola é um guerreiro, luta muito para que as coisas funcionem, corre atrás mesmo, resolve os problemas que são inúmeros dentro de escola grande com quase 70 funcionários. Só cego não ver o quanto ele trabalha...! mas tudo bem, se é para o bem de todos, que assim seja!!!

    Quanto a eleição para diretores, o atual pode sim concorrer com quem mais quiser, até mesmo para não correr o risco de está colocando uma pessoa inconpetente na direção da escola. Aqui na escola Josineide não tem vez para ninguém nós amamos nosso diretor Luiz, kkkk

    ResponderExcluir
  6. PODEMOS SIM FAZER MUDANÇA. PRA ISSO É PRECISO QUE NÃO NOS CALEMOS DIANTE DAS PRESSÕES PSICOLÓGICAS PARA QUE NÃO ENTREMOS NA ELEIÇÃO PARA CONCORRER AO CARGO DE DIRETOR. VAMOS COLOCAR NOSSOS NOMES PARA APRECIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS, E BUSCAR CLAREZA NO PROCESSO ELEITORAL. ABAIXO A DITADURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Com a eleiçao direta para diretor da escola o servidor vai ter a oportunidade de escolher que vai estar respondendo pela direçao durante o tempo determinado, eu sou totalmente contrario a qualquer tipo de indicaçao da onde for .
    AGORA É COM VC SERVIDOR faça uma analise com todo os criterios que achar provavel para eleiçao na sua escola, se achar que mudar é o melhor caminho bem se nao deixe como está. MAS VOU FICAR TORCENDO PARA QUE ALGUNS DINOSSAUROS SAIM DE DETERMINADAS ESCOLA ONDE JÁ SE DENOMINAM DONOS.

    ResponderExcluir
  8. Com a eleiçao direta para diretor da escola o servidor vai ter a oportunidade de escolher que vai estar respondendo pela direçao durante o tempo determinado, eu sou totalmente contrario a qualquer tipo de indicaçao da onde for .
    AGORA É COM VC SERVIDOR faça uma analise com todo os criterios que achar provavel para eleiçao na sua escola, se achar que mudar é o melhor caminho bem se nao deixe como está. MAS VOU FICAR TORCENDO PARA QUE ALGUNS DINOSSAUROS SAIM DE DETERMINADAS ESCOLA ONDE JÁ SE DENOMINAM DONOS.

    ResponderExcluir
  9. companheiro,

    qual será o dia da aprovação da gratificação para o servidor que trabalha no laboratório e na biblioteca?

    ResponderExcluir
  10. Querido colega Aurismar, sempre faço uma visitinha pelo seu blog. Estou triste, não sei se pelo fato de estar dentro da situação, com essa historia de eleição para diretores. Está se transformando num ring de debates entre servidores.
    Caros colegas de função, se estão trabalhando direito, não tem o que temer.Sinto-me preparada, independente do resultado. Uma coisa é certa, TODOS SOMOS PROFESSORES E JÁ TIVEMOS NOSSA EXPERIENCIA NA REGENCIA. ACREDITO QUE A MAIORIA É COMPETENTE PARA A SITUAÇÃO. CHEGA DE TANTA ESPECULAÇÕES, SOMOS PESSOAS ADULTAS E PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO. ALGUÉM DUVIDA? VISITE NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO E COMUNIDADE. E lembrem-se NINGUÉM É PERFEITO.
    BALBINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Balbina você está de parabéns pela sua declaração,MOSTRA TODA SUA MATURIDADE E CONSCIÊNCIA SOBRE ESSE ASSUNTO E OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO.

      Excluir
  11. Quem é você Michel para chamar de donossauros pessoas que anos estão contribuindo com a educação de Marabá, isso é uma falta de respeito muito grande,você se acha o que?A democracia em pessoa?Em sociedades democráticas também há respeito.Fale, mais não desmoralize,mudar não é só trocar as pessoas,isso não prova práticas democráticas.Dina guerrilheira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dina, o capataz do Mister "W" tá com a corda toda.rs,rs,rs.

      Excluir
  12. Concordo com Michel,realmente tem diretor que se acha dona da escola,agindo como se estivéssemos no regime militar,inclussive com atos de assédio moral principalmente com ag.de portaria e Asg...!

    ResponderExcluir
  13. com as mudanças no PCCR quanto vai ganhar o vice diretor?

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.