quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GATO ESCALDADO...


 

SOBRE O AUMENTO DE 20% PARA O SERVIDOR DE NÍVEL MÉDIO


Durante a infância ouvi muito minha mãe usar desse ditado "Gato escaldado tem medo de água fria", esse negócio revirava meu imaginário de criança. Eram mil e uma cenas que me faziam delirar, mas nada que me fizesse compreender o real significado disso. O que isso quer dizer? Pensava eu. É claro que para um adulto não é difícil atinar o sentido dessa frase. Ora, se o gato teve contato nada bom com uma água bem quente, certamente ele se assustará quando ver esse mesmo líquido, embora frio. Está ai o grande princípio do behaviorismo que tanto estudamos nas aulas de psicologia na universidade - o estímulo e a resposta.
Vocês, meus leitores, hão de lembrar quantas mudanças anunciamos aqui nesse blog que seriam implantados na educação de Marabá nesse ano de 2013, algumas delas no primeiro semestre. Só para citar algumas: suplementação de carga-horária, eleição para diretor, gratificação para orientador e coordenador, redução de gratificações de diretores e vices, destravamento do plano para que o professor da zona rural pudesse receber gratificação de regência, gratificação de regência para o professor de laboratório, e por ai vai. Todas essas mudanças algumas justas outras nem tanto, causaram maior alarde na categoria. Todas elas eram tidas como certas, todas elas tinham data certa para aprovação na Câmara Municipal. De todas elas, nenhuma foi aprovada, nem ao menos foi para votação.
Na última reunião da Mesa de Enrolação, digo, Negociação Permanente, ficou acertado que o pessoal de nível médio teria um aumento na ordem de 20% para corrigir perdas salariais. Boa notícia essa comemorada por todos, claro, até quem não é nível médio reconhece que não é justo um servidor concursado como nível médio receber o mesmo salário daquele que foi concursado como nível fundamental. E o incentivo à qualificação vai para onde? Só que, essa boa notícia, assim com as outras "boas notícias" que aqui anunciamos, para se realizar, depende do mesmo fator daquelas, ser aprovada pela Câmara Municipal. Não é que isso seja impossível, pois o governo tem maioria absoluta na casa, 14 dos 21 vereadores (senão todos, a bem da verdade) jogam no mesmo time libano-marabaense. No entanto, há uma nebulosa  no caminho entre o executivo e o legislativo. Nesse percurso os projetos se vão, sabe-se lá pra onde, em que sumidouro eles se metem é um mistério. É incrível isso!
Juntando essa retrospectiva negativa à matéria "SEMED A BEIRA DA FALÊNCIA" veiculada no Jornal do  Prefeito, edição dessa quarta-feira, o ditado do gato escaldado ganha toda uma significância. Não querendo desconfiar das boas intenções do gestor; mas é que servidor enrolado, tem pé atrás com projeto não aprovado. Nesse ponto, as teorias de Skinner mostram-se válidas.





 

7 comentários:

  1. Quem está assessorando o Secretário de Educação? Esta semana faremos uma análise dos números apresentados pelo Secretário na reportagem do opnião. Este moço é um KAMIKAZE!!!

    ResponderExcluir
  2. O que dizer sobre esse assunto... vc escreve muito bem Aurismar!

    ResponderExcluir
  3. Aurismar caro companheiro e as eleições para diretores? Tenho que fazer valer nossos direitos chega de indicação politica.. Chega de diretores sem compromisso com a educação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo temos que fazer valer nossos direitos.. Eleiçoes para diretores ja...

      Excluir
  4. O secretário de educação é desvairado não sabe gerenciar nada.
    E sua equipe émuito incompetente.nunca conseguiram diagnosticar a llotação das escolas. Então, tudo que estão fazendo e pela cabeca de alguém que não sabe, não conhece a realidade da rede. Ta fadado ao fracasso
    Uma pergunta que nao quer calar...quem inchou a folha em 20%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade esse secretário e sua equipe não sab de nada... Todos uns ditadores.. Maria vai com as outras.. Nossa educação está um caos... Colocou um monte de diretores incompetentes q só visao a gratificação e nao se preocupam com o ensino de qualidade.. Com o pedagogico...

      Excluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.