domingo, 6 de maio de 2012

FALTA DE INTERESSE PELOS ESTUDOS É PROBLEMA DO ALUNO - O que você acha disso?


Fonte Foto:diogenesbrandao.blogspot.comon
Uma coisa sempre me chamou a atenção desde que iniciei a minha carreira docente. Por que será que a maioria dos alunos da educação básica parecem não querer nada com os estudos? Em uma turma de 30 a 40 alunos, apenas um reduzido grupo de 4 ou 5 alunos se destacam pelo interesse nos estudos. Onde será que está o problema da educação brasileira?
Na educação pública, já virou até lugar-comum se referir à falta de estrutura das escolas, baixos salários dos professores como a causa maior do caos que acontece no ambiente escolar. É claro que uma escola bem estruturada, professores com bons salários ajudaria a resolver parte do problema do professor, não do aluno. Já trabalhei em escola do setor privado que tinha tudo isso, no entanto o interesse dos alunos pelo estudo não era muito diferente da pública.
É comum nos conselhos de classe professores reclamar de salas de aula superlotadas.  Fato que impede de acompanhar mais diretamente as dificuldades de cada aluno. Penso que o problema não está no alto número de alunos em uma sala de aula, pois não há coisa mais chata do que uma sala de aula ociosa, com meia dúzia de alunos. Nesse caso, o maior problema está na grande quantidade de sala de aula que o professor tem que assumir para ter um salário melhor. Aqui é que salário melhor ajudaria a resolver o problema – do professor.
“Esses alunos só querem saber de andar com o celular na mão, trocando mensagens, ouvindo músicas, passando vídeos uns para os outros, na hora de pesquisar, vão à internet  e acham tudo pronto!”. Quem nunca ouviu essa reclamação na sala dos professores? Ai é que está o problema, ou melhor, a solução para o problema do aluno.
Estamos tentando empurrar aos alunos do século XXI, da Era da Tecnologia Digital, os mesmos interesses que tinham os alunos de dois séculos atrás. Isso nunca vai dá certo. Confesso que me sinto meio dinossauro ensinando coisas tão ultrapassadas para o interesse curricular dessa nova geração. Barrar o uso das tecnologias tem consumido o tempo do planejamento pedagógico de muitas escolas saudosas do tempo em que somente o professor, usando quilos de parafernálias, poderia levar uma música para sala de aula como recurso pedagógico.  
Enquanto aqui no Brasil estamos lutando para a implementação de laboratórios de informática, que de fato funcionem, nas escolas; nos Estados Unidos isso já é tão real que a discussão é outra: estão querendo abolir a escrita cursiva, à mão, do ensino escolar. Vai dizer isso para o professor retrógrado que manda os alunos escreverem à mão a pesquisa que imprimem da internet!
O ideal seria usarmos as tecnologias digitais, principalmente as chamadas TICs, como aliadas do processo educacional e não como inimigas. E cá pra nós: já está passando da hora de uma reformulação radical do currículo escolar da educação básica no Brasil. Isso ajudaria a resolver o problema, do aluno.

8 comentários:

  1. João Silvamaio 06, 2012

    De fato, companheiro Aurismar, em muitas escolas as tecnologias são vistas como inimigas. O que é um absurdo. Não temos como barrar a invasão dela nas escolas.E a força da nova geração que está chegando.

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  2. Verdade, mas nas escolas, a culpa é so do professor... Isso me da raiva!!! Dizem que somos conteudistas, tradicionais, e q ai o aluno nao se interessa. Mas uma vez pensei: minha forma de trabalhar é a mesma para os 40 alunos, por que uns sete se sobressaem? Sera que a culpa é minha? Ou sera que os outros 33 nao qrem nada mesmo? Eles nao elogiam a gente qndo os 7 se sobressaem, é merito do aluno, mas qndo os 33 levam bomba, a culpa é minha. ODEIO ISSO!!! Dizem para renovarmos a pratik, avaliarmos nós mesmos... Querem que facamos magik, dar ate kmbalhota para o aluno se interessar... Hoje penso que escolhi uma pessima profissao, se eu pudesse voltar atras, nao faria LETRAS... Nada que desse aula. Estou desgostosa em sala de aula. Muita indisciplina, se o aluno nao obedece aos pais, imagina se vai me obedecer... Eu, q sou uma estranha p ele... E a culpa dele nao estudar, pular muro, nao fazer os trabalhos é minha... Na escola todo fim de bimestre fazem um grafico com cada materia das turmas, cada professor ve seu desempenho e o dos colegas de trabalho, fico sem graca, uma exposicao ao ridiculo. A diretora e vice depois fikm malhando a gente no momento dos graficos.

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  3. João Silvamaio 06, 2012

    Aurismar, estou enganado ou as eleições para nova diretoria do sindicato é esse ano? Vocês já estão discutindo quem vai substituir o Wendel, porque ele já vem da diretoria passada e não pode mais se reeleger, pode?

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  4. Companheiro, João Silva, o mandato dessa coordenação vai até o final do ano de 2013. Ainda não fizemos nenhuma discussão a esse respeito, até porque não é o momento.

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  5. Karem eu não acho que a culpa seja só do professor , mas do sistema como um todo que não é atrativo e principalmente dos pais que não incentivam e não conscientizam da importância do conhecimento. É interessante utilizar diversas ferramentas para auxiliar no aprendizado e tornar as aulas mais produtivas mas eu pessoalmente não pinto a cara de palhaça só pra ter mais atenção eu exijo do meu aluno e uso parafrasear "ser bom não é o suficiente, só os melhores vecem".Não há como ensinar quem não quer aprender , o aprendizado tem que ter mão dupla , o professor tem que estar disposto a ensinar e o aluno disposto aprender. o que
    faz o aluno aprender é sua própria atividade intelectual, não a do mestre.

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  6. Aurismar, você disse tudo em sua conclusão. A reformulação do currículo e a sintonia dos vestibulares com esse novo currículo, certamente minimizaria parte do desinteresse dos alunos.

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  7. Certissima, concordo. Nao adianta ensinar algo a alguem q nao qr aprender... É isso q sempre falo, é como um drogado q nao qr a cura. Enqnto a pessoa nao se conscientiza e muda, nada vale. Hoje na escola que estou como substituta em vaga houve entrega de notas aos pais referentes ao primeiro bimestre. A maioria dos pais nao foi, principalmente daqles alunos mais desinteressados e trabalhosos. Um pai la se espoletou, falou que nos temos que dar duro, mudar metodologia, subir ate no teto, ou na lampada como trapezista, atrair o aluno de toda e qlqr forma. Falou ate q se o filho dele pula o muro e se atropela la fora, a culpa é minha. Estou knsada.

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  8. preferem utilizar internet para fazer os trabalhos por que de forma não perderia muito tempo procurando,eu discordo da parte do artigo ao falar que os professores não dedica nos ensino por não receber um salário melhor, realmente deveria ser mais valorizado o trabalho de um professor pois muitas vezes são com muito esforço chegar até onde estão mas como os alunos também deveria dar mais valor aos estudos pois hoje em dia é exirgido ter diploma em quase todos as areas de serviço..enfim eu acho que o que ta faltando é a tecnica tentar novos metodos de ensino,renovar se a tecnologia ta mudando vamos utilizar essa tecnica quem sabe assim disperta os interesses que ta faltando em muito aluno .dinha24

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