terça-feira, 15 de novembro de 2011

NOVELA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PARECE CHEGAR AO FIM



Quem não se lembra do incompetente secretário municipal de saúde de Marabá na gestão Tião Miranda, Pedro Correa Lima – o Pedrinho da Banda Cristal? Amigo pessoal do ex-prefeito, chegou a ser preso por descumprir ordem judicial. Nesse período em que ele cantava de secretário, muitas lambanças aconteceram, não que elas deixaram de acontecer.
 O fato é que o Conselho Municipal de Saúde, que na época era formado com representantes de várias entidades sociais, se recusou a aprovar as contas do então secretário no ano de 2008. Segundo declarou Demerval membro do conselho municipal de saúde daquela época.  “Havia muitas notas com irregularidades que precisavam ser esclarecidas, e ele se recusava a nos dá explicações. Como ele era apadrinhado pelo prefeito Tião Miranda, este deu uma canetada e de forma arbitrária destituiu o conselho e nomeou para tal pessoas de sua confiança”.
 Os conselheiros destituídos recorreram à justiça e começou uma novela judicial que parece agora chegar ao fim. O caso foi julgado em primeira estância favorável aos conselheiros. O ex-prefeito Tião recorreu da decisão. No entanto, o tribunal de justiça resolveu manter a decisão favorável aos conselheiros. Caberia agora ao atual prefeito recorrer à justiça federal. Mas, ainda segundo Demerval, em conversa com o prefeito Maurino este disse “não ter nenhum interesse em recorrer da decisão judicial, e, pelo contrário, essa deve ser cumprida de imediato”. Até porque, diga-se, o prazo para recurso já se esgotou.
A justiça manda que se faça a restituição da antiga diretoria, destituída pelo prefeito Tião. Demerval afirmou que até amanhã, dia 16/11, eles estarão se reunindo para decidir essa nova composição do conselho municipal de saúde. A nós, cidadãos marabaenses, resta esperar que os novos (ou antigos?) conselheiros tenha o compromisso e a coragem de denunciar o esgoto por onde escorre o dinheiro da saúde pública no nosso município.

0 comentários:

Postar um comentário

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.