quinta-feira, 21 de março de 2013

DESCASO COM O CONSELHO ESCOLAR

Sempre ouvimos dessa atual gestão que os conselhos seriam valorizados por ela. Mas não é bem isso o que estamos observando. O Conselho do FUNDEB, por exemplo, tamanha sua importância para o bom andamento da execução das verbas da educação, não foi ainda se quer regularizado, nem pela gestão que passou, nem por essa que está ai. 
Tentamos realizar hoje a primeira reunião do conselho esse ano. Entre os pontos de pauta está o fechamento da prestação de contas do exercício de 2012. Não apareceram nem o secretário de educação, membro nato do Conselho, nem seu representante, ou sua representante. É bom que esse senhor saiba que a SÚMULA 230 DO TCU adverte que o novo gestor é co-responsável pela prestação de contas do exercício anterior que tenha sido deixado pendente por seu antecessor. Devendo tomar todas as medidas legais para sanar qualquer problema, sob pena de responsabilidade. 
Além disso, a nova regra de prestação de contas do FUNDEB, que será on line via sistema próprio do FNDE, determina prazos a serem cumpridos:
  • Até 30/04: a prefeitura deve fazer a prestação de contas do exercício 2011/2012 para o Conselho do FUNDEB;
  • Até 14/06: o Conselho do FUNDEB deve emitir seu parecer sobre a prestação. 
  • Até essa data, então o Conselho deve está cadastrado nos sistema e cada conselheiro deve ter uma senha. 
O governo está preocupado em cortar os penduricalhos, que servem na verdade para disfarçar um salário de miséria que o país paga aos professores e demais servidores da educação, e esquece de estruturar essa ferramenta, sem a qual a prefeitura pode deixar de receber os recursos do FUNDEB. Se isso acontecer eu quero ver a cobra fumar. 

5 comentários:

  1. "Quem estiver insatisfeito, peça pra sair". Foram estas as palavras do Sec. de Educação, srº Bressam, ontem na reunião de "formação" dos diretores e vice-diretores. O discurso capitalista e repugnante que todos nós, amigos da democracia, combatemos, foi proferido pelo simples fato de o gestor da SEMED ter sido questionado sobre não ser justo diminuir uma gratificação, que nem é tão alta assim, como se isso fosse salvar o município da crise financeira que talvez seja até menor do que querem fazer a gente acreditar que é. Eu, amigo Aurismar, que sou diretora de uma escola municipal, participei ontem da reunião e vi, o secretário perguntando a seus assessores quem eram os diretores que se "atreveram a falar". Temo que não tenha sido para conhecer melhor os colegas e sim para algum tipo de represália. Diga-se de passagem que o sr srcretário foi duramente vaiado, assim como o coordenador do deptº de 6° ao 9° ano, prof Paulo, que reforçou o discurso do chefe. Já vi passarem várias gestões municipais, mas percebi que sempre é possível ficar pior que antes. Embora insatisfeita, não vou pedir pra sair...

    ResponderExcluir
  2. Pedir pra sair não é tão simples assim, colega diretora. Imagine que muitos diretores, especialistas em GESTÃO ESCOLAR, sequer receberiam gratificação de mudança de padrão (NI para NII), caso fossem, por exemplo para a sala de aula. E é lógico que quem estuda, busca além de conhecer mais, ter um melhor salário. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Descaso mesmo ele tem é com todos, é com os servodores da obras, e com o conselho do FUNDEB, é com os colaboradores da campanha dele, é com a comunidade aque do bairro Belo Horizonte, hoje mesmo o bairro parou pra se mobilisar pra sua reunião aque na obra colp, sabi o que aconteceu, ele foi pra Belem comprir um chamado da midia, em um programa que so vai os VIPS.

    ResponderExcluir
  4. Não é os VIPS, anonimo é só os BACANAS.

    ResponderExcluir
  5. Não me convidaram
    Pra essa festa pobre
    Que os homens armaram pra me convencer
    A pagar sem ver
    Toda essa droga
    Que já vem malhada antes de eu nascer

    Não me ofereceram
    Nem um cigarro
    Fiquei na porta estacionando os carros
    Não me elegeram
    Chefe de nada
    O meu cartão de crédito é uma "BATALHA"

    Brasil
    Mostra tua cara
    Quero ver quem paga
    Pra gente ficar assim
    Brasil
    Qual é o teu negócio?
    O nome do teu sócio?
    Confia em mim
    Não me sortearam
    A garota do Fantástico
    Não me subornaram
    Será que é o meu fim?
    Ver TV a cores
    Na taba de um índio
    Programada pra só dizer "sim, sim"

    Brasil
    Mostra a tua cara
    Quero ver quem paga
    Pra gente ficar assim
    Brasil

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.