quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ANALISTA DE SUPORTE TÉCNICA FALA SOBRE O BLOQUEIO DOS BLOGS

José Umberto C.Diasjaneiro 24, 2013
O departamento de Manutenção e Suporte em Informática da SEMED, vem esclarecer a todos e todas, o fato de alguns blogs terem ficado fora do ar por alguns dias nas dependências desta secretaria, a FIREWALL ( em português parede de fogo) programa de computador responsável por aplicar politicas de segurança e controle de fluxo de trafego de informações dentro de uma rede, apresentou uma falha bloqueando sites e blogs que possuem links direcionados ao Yuotube e Facebook.
O problema foi resolvido, e por causa do mesmo tive a oportunidade de conhecer o Sr. Aurismar que esteve visitando o laboratório de manutenção, informo ainda que estou a disposição para prestar maiores esclarecimentos a quem julgar necessário, este departamento trabalha de forma preventiva afim de garantir serviços de manutenção e suporte técnico em informática a Semed, Departamentos de Apoio, Escolas e Núcleos de Educação Infantil deste município, com respeito a todos aqueles que fazem da educação sua bandeira de luta.

José Umberto C. Dias
Analista de Suporte Técnico

8 comentários:

  1. Aesar de nao ser uma explicação convincente mas ja é alguma coisa. boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. A explicação do José Urmberto é técnica e plenamente capaz. Trabalhei como técnico em informática por mais de cinco anos e sei que isto é sim possível. Às vezes quando um técnico em informática planeja ou implementa determinada política de segurança, acaba pensando que e planejando que será de uma forma, só que depois de aplicado é que o problema é capaz. Com todo respeito àqueles que gostam de facebook, orkut, my space, msn, mas local de trabalho não pode ser confundido com local de diversçao, lan house, ou a própria casa. Local de trabalho é local de trabalho. Não há nada, absolutamente nada e escrito em local algum que funcionário/servidor tem direito a acessar facebook do computador que trabalho. Isto, pra mim, tem que ser proibido, e ponto final. Quem quiser bater papo em facebook que compre um computador ou acesse de seu celular.

    ResponderExcluir
  3. Aurismar explica pra esse anônimo ofendido que esse blog significa informação e não diversão. Pela sua expressão, parece ate que trata-se de um funcionario da semed, não? Anônimo ddddddeixa de estress, você tambem curte esse blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, mas só usar seu computador ou celular não adianta, o problema é o tempo que se perde, quando poderia está produzindo no trabalho. A não ser que esteja trabalhando nos referidos sites. Mas o blog do Aurismar é fundamental!

    ResponderExcluir
  5. Tenho um pouco de conhecimento nesta area e sei que é prefeitamente possível o bloqueio de qualquer site ou de uma determinada categoria de site dentro de uma rede. No entanto acho que os blogs que ficaram inacessíveis devido a dispositos ou sotftwares de segurança utilizados pela instituição, não contém nenhum conteúdo inapropriado para qualquer pessoa acessar, a não ser que a pessoa ou instituição que esteja fazendo o bloqueio queira impedir o acesso a informação pois durante o tempo que acompanho estes blogs só tenho visto o mesmo trazer informação para seus leitores e acho isso de estrema importançia, no entanto me deixa bastante preocupado em saber que tem gente querendo tirar o direito das pessoas a esta informação é bastante lamentável prefiro acreditar que o bloqueio tenha sido realmente apenas ação de um software de segurança.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de deixar um comentário referente a esta matéria defendendo o posicionamento do Humberto da SEMED. Quando trabalhei na Prefeitura de Marabá, ofereci suporte a vários setores da Prefeitura, onde instalamos vários servidores "Firewall" para organizar as conexões de Internet dos Órgãos com o NavegaPará. E neste Firewall contém uma ferramenta que faz a verificação do conteúdo de cada página acessada na WEB. É possível que ocorra bloqueios em determinadas páginas, um exemplo disso é que pode ocorrer de existir uma unica palavra com o nome "PEDOFILIA" num site de informações que isso será o suficiente para que esta página não seja carregada por computadores que estão sob a proteção deste Firewall. Quando isto ocorre, o analista responsável pelo servidor terá de fazer uma análise dos logs e verificar se está ocorrendo o bloqueio de páginas que são de livre acesso dentro das políticas de segurança da sua rede. Para resolver este problema, basta que o site bloqueado seja inserido na "WHITELIST" do Firewall para que a mesma possa ser acessada livremente! Obrigado. Luciano Ricardo

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.