sábado, 12 de janeiro de 2013

MADE IN BRIZIL - QUANTAS DANIELAS TERÃO QUE MORRER

DANIELA NOGUEIRA OLIVEIRA - Morre em hospital
 após ser baleada na cabeça durante um assalto.

Não tem como nos depararmos com casos de extrema violência e covardia como o que aconteceu na última terça-feira (08) em São Paulo com a jovem Daniela Nogueira Oliveira, 25 anos, no nono mês de gestação, e não nos questionarmos sobre se não haveria forma de evitar que isso acontecesse. "Meu deus! A mulher fisicamente está sempre em desvantagem em ralação a um homem, ainda mais grávida", ouvi uma mãe,  enxugando as lágrimas com um pano de prato enquanto via o noticiário na tv, fazer esse lamento. Esse tipo de violência perpassa também por uma questão cultural.
Se analisarmos a história da humanidade, veremos que toda ela foi forjada alicerçada em atos de estrema violência.  Nenhuma grande conquista veio sem o derramamento de sangue. Nossos heróis são aqueles que conseguem se impor através da força física, abatendo seus opositores. Os canais de enterimento oferecem cardápios recheados disso. Os games, ao mesmo tempo que servem para desenvolver as habilidades motoras das crianças, também injetam idéias de violência. Estamos tão acostumados com todo tipo de agressão, a mídia corre tanto atrás de qualquer fato bizarro que lhe dê ibope que casos de assassinatos já não chamam mais tanto a nossa atenção. No entanto, vez ou outra, somos atingidos e voltamos dessa letargia em consequências de casos como esse. Não foi simplesmente uma mulher assassinada, como milhares são todos os dias. Esse caso foi diferente, a mulher estava grávida, foi abordada por dois homens armados! Eles poderiam levar qualquer bem que estivesse com a vítima. O poder de reação dela era zero. Porém, eles levaram-lhe a vida. Que covardia!
Haveria como evitar casos assim? O caso de Daniela não. Nada do que se fizer a trará de volta aos seus familiares. O que se pode fazer, nesse caso, é buscar os culpados e puni-los com todo o rigor da lei. Quantas Danielas não estão por ai expostas a indivíduos como esses? Fazer o que? Prender as Danielas em casa? Não. Temos que evitar que indivíduos como esses continuem sendo produzidos por nossa sociedade. Há de se quebrar essa cultura da violência, do menosprezo pela vida de outro ser humano. É preciso evitar que o traficante tenha filhos traficantes. É preciso evitar que as meninas que estão vendendo seus corpos produzam outras meninas iguais a elas. É preciso evitar que o assaltante tenha em casa projetos de assaltantes. É preciso fechar a torneira que está derramando a água e não apenas represá-la para evitar que enlamei a nossa porta. 
O Brasil possui uma máquina que produz todos esses males sociais. Uma máquina que já matou muitas Danielas. Uma máquina que não deixa a educação chegar com qualidade a quem precisa. Uma máquina que tira o emprego do pai de família. Uma máquina que destrói qualquer política pública. Essa máquina é a corrupção e esse é mais um produto MADE IN BRIZIL.
    

Um comentário:

  1. Literalmente uma situação lamentável.Eu estou grávida e não consigo entender o motivo de tanta maldade tanta covardia.Com a morte de Daniela temos uma Mae que nunca conhecerá a tão sonhada filha e uma bebê que crescerá sem uma mãe.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.