segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

REUNIÃO COM O PREFEITO SOBRE O PAGAMENTO DE DEZEMBRO E OS VALES ATRASADOS

A mesa de negociação permanente composta, entre outros, por representantes das  Coordenações dos três sindicatos: Sintepp, Sintesp e Servimar, reuniu-se hoje com o prefeito João Salame a fim de tratar da seguinte pauta: informes gerais e atrasados: salários, vale transporte e vale alimentação. A reunião aconteceu no auditório do gabinete do prefeito, e durou das 16:35 horas às 19:40. Estavam presentes os secretários de educação, de saúde e o diretor do Ipasemar, Karan.
Para começar a reunião o governo falou de seus planos para "equacionar as    contas da prefeitura". O que ele chama de "política de austeridade geral". Segundo ele no seu governo não vai haver "farra de contratados".
O secretário de educação informou que dos quase 18 milhões que estavam nas contas do Fundeb, restam pouco mais de 1 milhão. Uma merreca, levando em conta o valor de nossa folha de pagamento. O prefeito garante que vai responsabilizar judicialmente todos os que estiverem envolvidos nesse crime.

 Entre as idéias por ele apresentadas estão:
  • criar um fundo para se prevenir contra os efeitos da enchente que a cada ano atinge milhares de famílias em Marabá;
  • criar um fundo de reserva de 1/12 (um doze avos) mensal para garantir o pagamento do 13º salário dos servidores.
Com relação aos salários atrasados ele garante que pagará, mas que esse mês até o dia 20/01 garante pagar o mês de janeiro e que se os recursos que entrarem esse mês nas contas da prefeitura forem suficientes, ele pagará também o mês de dezembro para a educação. No entanto, só teremos clareza desses números na próxima reunião do dia 14/01, uma vez que os maiores volumes de recursos entram nas contas da prefeitura no dia 10 de cada mês. 

Ele prometeu pagar um mês de vale transporte atrasado até o quinta-feira dia 10/01. Com relação aos vale alimentação atrasados (somam-se já 8 meses), foi acordado o seguinte: vai ser priorizado o pagamento dos servidores de nível fundamental e médio, aqueles que mais precisam. O prefeito se propôs em fazer um acordo com supermercados da cidade para liberar o crédito para esses servidores e parcelar o valor (que dá mais de 5 milhões) para a prefeitura. "Não garanto de já todos os oito meses, pois acho que os supermercados não aguentariam, mas pelo menos quatro meses de imediato, eu me comprometo a usar o meu prestigio pessoal para isso" afirmou Salame. Ele informou ainda que até quarta-feira (09) estará emitindo decreto suspendendo todos os patrocínios e convênios, por um período de 6 meses,  que a prefeitura mantêm, "alguns justos e necessários até". Segundo ele "é preciso fazer isso agora para podermos equilibrar as contas da prefeitura. 
Meu povo, estamos num mato sem cachorro. E, nesse caso, não vale o ditado que diz "quem não tem cão caça com gato".
     

36 comentários:

  1. Professora Maria Teresa 42 anosjaneiro 07, 2013

    Meu nome é Maria teresa sou professora nas series iniciais, estou preocupada, não sei como vou ficar, faltam 30 para eu ser chamada do concurso anterior que vence em maio, e nao sei se tera outra outra lista/chamada para professores, e os contratos???, faltam poucos dias para o inicio das aulas e estou desempregada e desesperada, me responda Aurismar o que devo esperar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que obtive na secretaria de educação é a de que a partir do dia 16/01 começa a lotação dos concursados. Depois disso é que haverá abertura para contratos. Obtive também informação de que esse concurso será prorrogado por mais dois anos e que haverá uma nova chamada. Só não sei dizer quando isso vais acontecer. Ok, Maria Tereza?

      Excluir
    2. professora Maria Teresajaneiro 08, 2013

      Obrigado Aurismar, por estar estar sempre ao lado da classe dos educadores, seu trabalho é reconhecido como essencial e no tempo determinado dará frutos...Amém

      Excluir
  2. Boa noite nobre colega!!Quantos vales alimentacao a prefeitura deve para a educação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já até perdi as contas, mas para as demais secretarias são 8 meses.

      Excluir
  3. Gostaria de saber do colega se haverá alguma mudança no que diz respeito aos agentes de portaria mais precisamente aqueles que trabalham durante o dia.Ouvi boatos de que nessa nova gestão eles passariam a trabalhar por turno.Essa informação procede?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi conversado nada a esse respeito com o sindicato.

      Excluir
  4. aurismar nao entendi a parte que vc fala que ate o dia 20 de janeiro ele pagara o mes de janeiro. explica melhor por favor
    grato
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada, o prefeito entende que não pode correr o risco de atrasar o pagamento referente a gestão dele que começou em janeiro. Então, primeiramente ele paga janeiro até o dia 20/01/13. Até o final desse mês entra mais dinheiro nas contas do FUNDEB, etão ele pagará o mês de dezembro que está atrasado.

      Excluir
    2. obg entendi
      e quanto a votação dos vereadores da camara municipal no que diz respeito a autorização para contratar professores? ja votaram ? oqque deu?

      Excluir
  5. Ainda não houve essa votação, companheiro, mas isso é de praxe e não creio que, caso de fato o governo solicite lhe seja negado.

    ResponderExcluir
  6. Aurismar não consigo postar meu comentario sobre a Eleição para diretor na parte do Sintepp, então vai minha observação. Sou professora moro do lado de cá da ponte aqui as escola não tem nome de donos, se esta eleição acontecer logo sem algumas mudanças temos 100% de certeza que continuarão os mesmos porque como estão ai há mais de 16 anos cada uma. vocês não acham que ficará contrangedor para os funcionarios escolher outro nome? Se continuar este grupo qual a mudança esperada?? Sabemos que Todos são raizes do Maurino. Eu te falo com toda certeza eles irão articular para continuar e será um grupo trabalhando contra o Governo.. E bom pensar nisto.

    ResponderExcluir
  7. Aurismar, então as aulas na rede pública não irá comecar dia 16/01 como estava previsto?

    ResponderExcluir
  8. achei q as questão do visa vale ficou muito solta, sem nada de concreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a única solução encontrada, tendo em vista a situação de falência que temos que reconhecer pela qual a prefeitura passa.

      Excluir
  9. Eita, entao nos substitutos em vaga receberemos depois do dia 20, pois nao teremos salario de janeiro... A coisa ta feia, so muita oração!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu querido Aurismar, sou professora da zona rural e assim como meus colegas de trabalho estamos lisas. O prefeito ficou de pagar dia 20, porém as aulas estão previstas para começar na vila dia 16. ( planejamento). Muitas de minhas amigas não vão trabalhar pois estão sem dinheiro. E sair de Marabá e se socar no interior sem ter o q comer é dificil!!! Deveriam estender o inicio desse planejamento ou efetuar o pagamento desses professores da zona rural antes do dia 20. Mais vamos ver o q vai acontecer!! grata!!!

    ResponderExcluir
  11. Aurismar, alguem pode explicar como Maurino retirou das contas do FUMDEB cerca de R$12 milhões depoes do dia 30/12/2012.

    ResponderExcluir
  12. Aurismar, e o nosso 1/4 de férias?Qdo a gente recebe?

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por manter a categoria informada. Seu blog é 10.

    ResponderExcluir
  14. Sobre a eleição para Diretor escolar acredito que aqueles que continuarem não irão desenvolver seu trabalho contra o governo como afirma o anonimo do dia 7 de janeiro. Na rede tem muita gente comprometida com a educação e não é por que não foi indicado que vai destruir o seu próprio trabalho na escola. A educação de qualidade em primeiro lugar.
    E se por acaso existam pessoa desse carater ele fez e vai continuar fazendo um pessimo trabalho sem eleito ou sendo indicado.

    ResponderExcluir
  15. A o 1/6 (e não 1/4) de férias a gente recebe junto com o pagamento de janeiro, inclusive, lembrei isso ontém ao prefeito, pois parece que ele contava apenas com o pagamento.
    Como o Maurino conseguiu tirar o dinheiro das contas do FUNDEB? Efetuando pagamentos de notas. Esse extrato do mês de dezembro ainda não nos foi repassado. Temos, o Conselho do Fundeb, uma reunião marcada para amanhã com o secretário Bressan, onde vamos exigir o estrato desse mês de dezembro para averigurmos no que foram gastos esse dinheiro que deveria ser destinado ao pagamento de salários do mês de dezembro.

    ResponderExcluir
  16. Raimundo, eu acho q vc deve ser um desses diretores maurinetes, heim???

    ResponderExcluir
  17. pOIS É QUEREMOS O EXTRATO,COMO PODEM TER SUMIDO ESSES 12 MILHÕES?vAMOS CLAREAR AS COISAS,ESPERO QUE O SINTEPP NÃO COMECE A FAZER VISTA GROSSA,OK!

    ResponderExcluir
  18. Nós temos um situação de falência dos cofres públicos da PMM orquestrada por Maurino e seu grupo. Isso é fato! Portanto, no dia 18 de janeiro teremos que tomar uma decisão que seja melhor para a categoria. Se vamos ter paciência com o governo, este terá que ter paciência com a categoria, pois não se pode trabalhar sem salário, sem vale transporte, sem vale alimentação e sem condições psicológicas para trabalhar. Provalvemente o calendário da educação será prorrogado.

    ResponderExcluir
  19. Sônia Sacramentojaneiro 08, 2013

    Ele merecia ganhar troféu mesmo conforme disse, Marabá nunca tinha sido deixada numa situação dessa antes. Misericórdia!!!

    ResponderExcluir
  20. precisamos analisar esse extrato bancário do mes de dezembro!!! está muito estranha essa história desse dinheiro todo ter sumido de repente!!!

    ResponderExcluir
  21. Caro colega, e o visa de janeiro será pago a todos? Quando?
    O que entendi é que os visa atrasados só será pago aos funcionarios do fundamental e médio. É isso?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Concreto mesmo só no areal Parana, pois o que se ouve mesmo é: muitas descupas, muito choro, e muita VASELINA.

    ResponderExcluir
  23. nossa parec qu a conversa de vc nao deu em nada salarios de desembr sem receber e prefeito vem falar de fundos contra enchent e outros mai a conversa nao seri a o pagament dos funcionaris me parece qu ficou vago ou vc estao coligado com o salame como qu vamos trabalhar na zona rural se nao temos dinheiro pra ir vc esplicaram isso a ele a verba qu cai no dia des daria pra sanar o mes de desembro mas qu cabe do salame e a de vc aceitar qu vai pagar primeiro os funcionaris de nivel fund e meddio e os tambem nao come sei nao isso nao me parec bem

    ResponderExcluir
  24. queremos os extratos de desembro e janeiro

    ResponderExcluir
  25. Ano passado todinho, todo aquele que era contratado e passou a ser esta maravilha de "SUBSTITUTO EM VAGA", perdeu o vale tempero. Keria saber se formos contratados novamente, se teremos o vale tempero de novo, ou sera q so os concursados comem???

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente, Karem,não tenho essa resposta.

    ResponderExcluir
  27. Eurismar, ano de 2012 foi o primeiro ano que trabalhei com contrato (de merendeira) da prefeitura, diga-me se vão só renovar os contratos, ou se não vão mais contratar mais niguém, como vai ser feito nessa nova gestão? estou muto preocupada com isso.

    obrigada

    ResponderExcluir
  28. Quanto as eleições para diretor,o interessante seria que os diretores que estivessem a mais de 4 anos, nao poudessem concorrer ao cargo, pois se assim acontecer, eles automaticamente permanecerão na gestão, devido as represarias que os funcionarios receberão dos mesmos, além dos babões que se aliarem a eles. Espero que haja uma eleição democratica sem represarias e politicagem.

    ResponderExcluir

O blogger não publicará postagens anônimas de cunho ofensivo a pessoas físicas. E também não adianta querer detonar o SINTEPP.